• Mundo

    Monday, 06-May-2024 05:37:51 -03

    Refugiados cruzam rio para furar bloqueio e são detidos na Macedônia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/03/2016 15h14

    O Exército e a polícia da Macedônia detiveram centenas de refugiados que atravessaram ilegalmente a fronteira da Grécia para o país nesta segunda (14), desafiando um bloqueio que vigora desde o dia 8 de março na região.

    Em um cenário classificado pela agência Associated Press como "caótico", mais de 2.000 refugiados enfrentaram a chuva, atravessaram um rio e derrubaram uma cerca para chegar ao território macedônio. Entre eles, dezenas de crianças.

    A travessia do rio pode ser perigosa. Nesta segunda (14), a polícia encontrou três corpos —de dois homens e uma mulher— no rio Suva Reka, próximo à fronteira.

    Segundo autoridades da Macedônia, também foram encontrados 33 migrantes escondidos em um trem de carga com o objetivo de cruzar a fronteira ilegalmente. Originários de Afeganistão, Líbia e Síria, eles foram entregues à polícia.

    Cerca de 14 mil pessoas estão concentradas em um acampamento de refugiados nas imediações da cidade grega de Idomeni, aguardando autorização para cruzar a fronteira até a Macedônia e, do país, seguir viagem a outros países europeus mais prósperos. No entanto, as fortes chuvas dos últimos dias deixaram as condições de alojamento ali ainda mais precárias.

    Nesse cenário, muitos refugiados estão dispostos a tentar fazer a travessia a outros países da Europa em condições arriscadas.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024