• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 10:19:40 -03

    Norueguês que matou 77 faz saudação nazista ao entrar em tribunal

    DA AFP

    15/03/2016 06h46

    Lise Aserud/Associated Press
    Anders Breivik, que assassinou 77 pessoas na Noruega em 2011, fez a saudação nazista ao entrar no tribunal
    Anders Breivik, que assassinou 77 pessoas na Noruega em 2011, fez a saudação nazista em tribunal

    O norueguês Anders Behring Breivik, militante de ultradireita que assassinou 77 pessoas na Noruega em 2011, fez a saudação nazista nesta terça-feira ao entrar no tribunal que julga uma demanda que apresentou contra o Estado por suas condições de detenção.

    Breivik, com a cabeça totalmente raspada, vestido com um terno preto, entrou no ginásio da prisão de Skien (sul), transformado em sala de audiências e, olhando para o local onde a imprensa estava, fez a saudação nazista.

    Em 27 de outubro de 2014, em uma carta enviada à agência AFP, Breivik, de 37 anos, anunciou que aderia ao "nacional-socialismo".

    A justiça norueguesa deve se pronunciar sobre uma demanda de Breivik contra o Estado norueguês, acusado de violar duas disposições da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe o tratamento desumano ou degradante e que garante o "direito ao respeito da vida privada" e "à correspondência".

    Em 22 de julho de 2011, Breivik matou 77 pessoas, oito delas detonando uma bomba perto da sede do governo em Oslo e 69, em sua maioria adolescentes, a tiros em um acampamento da juventude socialista na ilha de Utoya.

    Em 2012, Breivik foi condenado a 21 anos de prisão, pena que pode ser prolongada se a justiça considerar que continua sendo um homem perigoso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024