• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 22:34:28 -03

    eleições nos eua

    Hillary e Trump dominam segunda 'Superterça' dos EUA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    15/03/2016 21h11

    O pré-candidato republicano Donald Trump e a pré-candidata democrata Hillary Clinton ampliaram nesta terça-feira (15) seu favoritismo na disputa pelas respectivas candidaturas de seus partidos para as eleições presidenciais de novembro.

    Em prévias crucias realizadas em cinco Estados americanos, Trump conquistou ao menos três vitórias. Do lado democrata, Hillary obteve ao menos quatro.

    Joe Raedle/AFP
    Pré-candidata democrata Hillary Clinton fala a partidários em centro de convenção em Miami
    Pré-candidata democrata Hillary Clinton fala a partidários em centro de convenção em Miami

    Trump venceu nos Estados de Carolina do Norte (40%), Illinois (40%) e Flórida (46%). Em Ohio, porém, o magnata foi derrotado pelo governador do Estado, John Kasich (43%), que assim garantiu sua continuidade na corrida eleitoral.

    A vitória de Trump na Flórida representou um duro golpe para o senador pela Flórida, Marco Rubio, que terminou em segundo com 27% dos votos. Após a derrota desta noite, Rubio, visto como a última esperança do 'establishment do Partido Republicano, anunciou sua desistência da disputa.

    A ex-secretária de Estado americana venceu na Carolina do Norte (56%), Flórida (65%), Illinois (50%) e em Ohio (59%), derrotando nas quatro votações seu único rival na disputa democrata, o senador independente Bernie Sanders, de Vermont.

    A apuração no Missouri (centro-sul) ainda não terminou para ambos os partidos.

    Nas votações, os pré-candidatos têm o objetivo de conquistar os delegados do partido que votarão nas convenções das legendas, em julho.

    Conseguirá a nomeação democrata quem conquistar 2.382 dos delegados em disputa. Do lado republicano, obterá a candidatura quem obtiver 1.237 dos delegados em disputa.

    Cinco Estados e um território no oceano Pacífico foram às urnas nesta terça-feira (15). Do lado republicano, 358 delegados eram disputados nos Estados. Em só uma das prévias, a da Carolina do Norte, o sistema era proporcional.

    Nas demais —Ohio, Flórida, Illinois, Missouri e ilhas Mariana do Norte—, o vencedor levava todos os representantes partidários para as convenções que definirão os presidenciáveis, em julho.

    Do lado democrata havia 792 delegados em jogo, que serão divididos proporcionalmente entre os dois pré-candidatos: Hillary e Sanders.

    Prévia da Eleição nos EUA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024