• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 12:34:07 -03

    eleições nos eua

    Candidatura de Trump ainda é incerta apesar de vitórias e de saída de Rubio

    THAIS BILENKY
    ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

    16/03/2016 01h33

    Donald Trump marcou ao menos uma tripla vitória na rodada crucial de prévias partidárias disputada nesta terça-feira (15), quando cinco Estados americanos votaram, e conquistou o maior prêmio da noite: a populosa Flórida, levando Marco Rubio, senador pelo Estado, a desistir da corrida à Casa Branca.

    O empresário venceu também na Carolina do Norte e em Illinois, mas perdeu em Ohio, outro Estado influente, que optou por John Kasich, seu atual governador.

    Até à 1h19 desta quarta-feira (16), a apuração no Missouri (centro-sul) não havia terminado e mantinha a disputa acirrada entre Trump e seu principal rival, o senador ultraconservador Ted Cruz.

    Apesar da vitória estrondosa com que somou ao menos 159 votos de delegados para a convenção partidária, projeções com as atuais pesquisas indicam que Trump não atingiria os 1.237 delegados necessários para vencer.

    Ao todo, há 2.472 votantes na convenção, em julho, dos quais 942 ainda serão distribuídos nas próximas prévias.

    Se Trump não chegar à meta, ocorre a chamada "convenção disputada": uma segunda votação que descarta a decisão das urnas, optando entre os que obtiveram representatividade nas prévias.

    A rodada desta terça foi importante porque em Ohio, Flórida, Illinois e Missouri o vencedor leva todo o lote de votos dos delegados estaduais. A Carolina do Norte os divide seguindo as urnas.

    Prévia da Eleição nos EUA

    Com os novos resultados, Trump soma 619 (superando a metade do que precisa, uma barreira psicológica); Cruz tem ao menos 394 e Kasich, 136.

    Rubio tem 167 delegados, que devem seguir a indicação do ex-candidato em quem votar —ele ainda não definiu—, mas podem rever a escolha.

    Depois da rodada, a disputa se reduz a Trump e Cruz, dois nomes não alinhados com a elite republicana.

    Kasich só poderá vencer matematicamente se herdar todos os delegados de Rubio e vencer todas as próximas prévias, algo improvável. Mas pode permanecer para a "convenção disputada".

    'FÁCIL, MAS RUIM'

    Ao anunciar a desistência, em uma universidade em Miami, Rubio, que começou a corrida como favorito mas perdeu seu berço político por 19 pontos de diferença para Trump, disse que o Partido Republicano "precisa de um novo 'establishment'".

    Carlo Allegri -15.mar.2016/Reuters
    Senador pela Flórida, Marco Rubio, anuncia o fim de sua campanha durante comício em Miami
    Senador pela Flórida, Marco Rubio, anuncia o fim de sua campanha durante comício em Miami

    "As pessoas estão cansadas de serem menosprezadas pelos autoproclamados líderes, cansadas de ouvir que não sabem o que dizem e que precisam escutar os que se dizem espertos", afirmou.

    Sem citar Trump pelo nome, o senador criticou o empresário ao condenar táticas de campanha que fomentam a raiva e a polarização e exortou o partido à união.

    "A coisa mais fácil é fazer as pessoas ficarem ainda mais bravas e frustradas, mas eu escolhi um caminho diferente e me orgulho. Em um ano assim, seria o jeito mais fácil de ganhar, mas não é o que é melhor para os EUA."

    O discurso foi tumultuado, e um homem foi expulso aos berros. Em geral robótico, o senador desta vez pareceu mais humano e natural: "Temos um ótimo time. Não havia nada mais que pudéssemos ter feito", lamentou.

    Ele também conclamou seus eleitores a respeitarem as urnas, pedido raro na atual campanha, que classificou com um "tsunami" político.

    "Vivemos em uma república. Nossos eleitores decidem, e nós respeitamos."

    Conheça os candidatos

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024