• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 15:08:56 -03

    França termina desmontagem da parte sul da 'selva' de Calais

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/03/2016 13h43

    O governo francês retirou na tarde desta quarta-feira (16) as últimas barracas que estavam na porção sul do acampamento de migrantes chamado de "selva" de Calais (no noroeste do país). A desmontagem do acampamento começara no dia 29 de fevereiro.

    Na manhã desta quarta-feira, ainda havia uma dúzia de barracos na área de 7,5 hectares, onde viviam perto de mil pessoas, de acordo com a Prefeitura de Calais, e 3.500 segundo associações de ajuda a migrantes.

    Apenas algumas construções foram deixadas de pé no local, como escolas e lugares de culto, que as autoridades se comprometeram a preservar.

    De acordo com diferentes fontes, entre 3.700 e 7.000 migrantes no total –principalmente sírios, afegãos e sudaneses– estão instalados em toda a "selva de Calais". Eles tentam atravessar o canal da Mancha para chegar ao Reino Unido.

    De acordo com as associações, a maioria dos que estavam na parte sul do acampamento foi para a área norte, e muito poucos (300, de acordo com a prefeitura) concordaram em ir para abrigos oferecidos pelo governo francês em várias regiões do país.

    Pascal Rossignol/Reuters
    Migrants walk on the southern area on the final day of its dismantlement in the camp called the "Jungle" in Calais, France, March 16, 2016. REUTERS/Pascal Rossignol ORG XMIT: PR15
    Migrantes na parte sul da 'selva de Calais', que foi desmontada nesta quarta-feira
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024