• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 18:48:38 -03

    eleições nos eua

    Troca de insultos entre Trump e Ted Cruz preocupa Partido Republicano

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE NOVA YORK

    25/03/2016 20h24

    "Sleazy Donald" (Donald vigarista) e "Lyin' Ted" (Ted mentiroso). Assim os candidatos Donald Trump e Ted Cruz vêm se referindo um ao outro nos últimos dias, numa escalada de ofensas que não poupou nem suas mulheres.

    A "campanha suja" soou o alerta no Partido Republicano, cujo desempenho com o voto feminino é mais fraco.

    Na quinta (24), Trump divulgou no Twitter uma montagem que compara a executiva Heidi Cruz (numa careta pouco favorável) e a ex-modelo Melania Trump (fazendo "carão"). A legenda: "Uma imagem vale mais do que mil palavras".

    Cumpria promessa feita no microblog de "centrar fogo" na sra. Cruz após a divulgação de uma foto de sua mulher, Melania, nua, em uma revista. A imagem caiu na internet na véspera das prévias em Utah, Estado religioso.

    Ele acusou o oponente pelo vazamento. Para Trump, Cruz teria sido omisso, pois "sabia que divulgariam" a imagem e nada fez. "Não comecei a briga com Ted mentiroso, foi ele que começou."

    "Donald, você é um covarde chorão. Deixe Heidi em paz!", disse Cruz durante campanha em Wisconsin, Estado que tem prévias dia 5.

    Os ânimos estavam acirrados também por causa de uma reportagem do "National Enquirer". Na sexta (25), o tabloide publicou que Cruz teria cinco amantes (uma prostituta, uma professora e três colegas; nenhuma identificada). "Lixo plantado por Trump", disse no Facebook.

    Professor de ciências políticas da Universidade Columbia, Robert Shapiro diz que o pugilato enfraquece os dois.

    Cruz é visto como "mal intencionado", mas Trump leva a pior. "Isso reforça a impressão de que ele é um valentão autoritário que desrespeita as mulheres."

    O bilionário já sugeriu que uma jornalista da Fox News fora agressiva por estar menstruada, chamou a comediante Rosie O'Donnell de "porca gorda" e criticou a aparência da ex-rival Carly Fiorina.

    Jim Watson - 19.fev.2016/AFP
    O senador pelo Texas Ted Cruz abraça a mulher, Heidi, em evento de campanha na Carolina do Sul
    O senador pelo Texas Ted Cruz abraça a mulher, Heidi, em evento de campanha na Carolina do Sul

    DEMOCRATAS

    Do lado democrata, a ex-chanceler Hillary Clinton teve que por panos quentes em uma frase do marido que ricocheteou no presidente Barack Obama. Dias antes, Bill Clinton disse que sua mulher deixaria para trás "um legado pavoroso de oito anos".

    Segundo Hillary, o ex-presidente se referia às barreiras da oposição no Congresso.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024