• Mundo

    Friday, 03-May-2024 17:35:35 -03

    Argentina deixa canal de TV Telesur, comandado por Maduro

    LUCIANA DYNIEWICZ
    DE BUENOS AIRES

    27/03/2016 19h53

    A Argentina vai deixar a empresa proprietária do canal de TV Telesur, com sede em Caracas e comandada pelo governo venezuelano de Nicolás Maduro. Além da Argentina e da Venezuela, Uruguai, Equador, Cuba, Nicarágua e Bolívia são sócios da estatal.

    A emissora, que tem como slogan "nosso norte é o sul", difunde principalmente posições dos governos de esquerda latino-americanos, como o era o de Cristina Kirchner, presidente da Argentina até o ano passado.

    A linha editorial do canal não coincide com os princípios do governo do novo presidente Mauricio Macri, de centro-direita.

    A saída do país da companhia era esperada, pois Macri já havia tido enfrentamentos com Maduro.

    No ano passado, o argentino defendeu que a Venezuela fosse suspensa do Mercosul por supostamente violar a cláusula democrática do grupo ao manter presos políticos.

    O ministro de Meios Públicos argentino, Hernán Lombardi, afirmou a mídia local que o governo não tinha nenhuma participação na administração da emissora nem na produção de conteúdo.

    Segundo o ministro, a decisão acompanha a política de austeridade do governo e de pluralidade dos meios públicos de comunicação.

    Com a desvinculação da Argentina (que detém hoje 16% das ações), o canal poderá deixar de ser transmitido na TV aberta do país e de ser obrigatório nas TVs a cabo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024