• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 21:24:23 -03

    Turquia prepara centros para registrar refugiados deportados pela UE

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    02/04/2016 12h22

    A Turquia começou obras para habilitar centros de registros de sírios e de outros refugiados e migrantes deportados pela Grécia em virtude de um acordo do país com a União Europeia (UE), que entrará em vigor na segunda-feira (4).

    O controvertido acordo prevê que a Turquia acolha novamente, a partir de segunda (4), os estrangeiros deportados da Grécia. Também prevê que, para cada sírio enviado para a Turquia, a UE aceite um dos 2,7 milhões de refugiados dessa nacionalidade que se encontram em território turco.

    Andrej Isakovic-21.mar.2016/AFP
    Criança é segurada em protesto em acampamento de refugiados na Grécia contra crise de migração na região
    Criança é segurada em protesto em acampamento de refugiados na Grécia contra crise de migração

    Um dos centros ficará em Cesme, frente à ilha grega de Quios e um dos principais destinos de refugiados que tentam entrar no país.

    As autoridades turcas dizem que esses centros não são acampamentos de refugiados e sim locais de registro, de onde os recém-chegados serão enviados para instalações de acolhida.

    "Quando forem registrados, serão examinados por um médico e enviados para os campos de acolhimento", afirmou o prefeito Muhittin Dalgic à agência Anatolia.

    Autoridades locais de Dikili, também na província de Esmirna, no mar Egeu, diante da ilha grega de Lesbos, também indicaram que um centro de admissão está em preparação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024