• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 20:09:48 -03

    Terror na Europa

    Terroristas pretendiam atacar França pela 2ª vez, dizem procuradores belgas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/04/2016 08h04

    Os terroristas que realizaram os atentados em Bruxelas em 22 de março, que mataram 32 pessoas, tinham planejado inicialmente atacar a França pela segunda vez mas preferiram mudar os planos após as investigações prenderem membros importantes do grupo, disseram procuradores belgas neste domingo (10).

    "Numerosos elementos na investigação mostraram que o grupo terrorista inicialmente tinha a intenção de atacar na França de novo", disse a procuradoria federal da Bélgica em um comunicado.

    Os terroristas decidiram atingir alvos próximos de onde moravam quando os investigadores chegaram perto deles.

    "Surpresos com a velocidade do progresso da investigação, eles tomaram a decisão de atacar Bruxelas", afirmou a procuradoria.

    As investigações sobre os ataques em Paris em 13 de novembro, que mataram 130 pessoas, descobriram que muitos dos envolvidos moravam na Bélgica, incluindo Salah Abdeslam e Mohamed Abrini, que fugiram da polícia durante meses.

    Abrini foi preso na sexta (8) e admitiu ter participado do ataque a bomba ao aeroporto de Bruxelas. Ele está sendo processado por assassinatos com fim de terrorismo.

    Abdeslam, suspeito de participar dos ataques de Paris, foi detido alguns dias antes do atentado a Bruxelas.

    No sábado (9), as autoridades belgas disseram que Abrini confessou ser o "homem de chapéu" visto com os dois terroristas que se explodiram no aeroporto de Bruxelas no atentado de março.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024