• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 01:02:53 -03

    Argentina investiga uso de dinheiro público em mausoléu de Kirchner

    LUCIANA DYNIEWICZ
    DE BUENOS AIRES

    15/04/2016 20h22

    Policiais argentinos cumpriram um mandato de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira (15) na sede do governo de Santa Cruz. A província, localizada no sul do país, é governada por Alicia Kirchner, cunhada da ex-presidente Cristina Kirchner.

    A Justiça investiga se recursos públicos foram usados na construção e manutenção do mausoléu faraônico onde foi enterrado o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010.

    Juan Mabromata - 22.out.2011/AFP
    Mausoléu de Néstor Kirchner, no cemitério de Rio Gallegos, quando ainda em construção, em 2011
    Mausoléu de Néstor Kirchner, no cemitério de Rio Gallegos, quando ainda em construção, em 2011

    O edifício foi construído por Lázaro Báez, empreiteiro preso na semana passada sob suspeita de lavagem de dinheiro. Báez era um dos melhores amigos de Néstor e sua construtora venceu dezenas licitações de obras públicas durante o kirchnerismo (2003-2015).

    Com dois andares, o mausoléu fica no cemitério de Río Gallegos, cidade-natal do dirigente morto em 2010, e destoa dos outros túmulos. Tem 11 metros de altura, 15 de largura e 13 de comprimento.

    Os restos mortais de Néstor ficam no centro do térreo, rodeado por uma estrutura de vidro blindado, em um local ao qual apenas a família tem acesso. Uma escada de mármore em caracol leva ao primeiro andar, de onde os visitantes podem observar o féretro abaixo, através dos vidros.

    Duas fotos do político (uma de quando ele tinha nove anos, com a legenda "quando for grande quero ser presidente") e uma pintura de seu rosto decoram o interior do prédio.

    Há uma semana, o Ministério Público Federal pediu que fosse investigada a ligação entre Cristina Kirchner e o empresário Lázaro Báez.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024