• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 14:20:23 -03

    Forte terremoto de magnitude 7,8 atinge o Equador

    DE SÃO PAULO

    16/04/2016 21h45

    Um forte terremoto de magnitude 7,8 foi registrado no Equador na noite deste sábado (16), segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

    O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico registrou que o tremor gerou a possibilidade de ondas violentas nas costas do Equador e da Colômbia.

    O epicentro do terremoto foi próximo à costa equatoriana, a 173 quilômetros da capital Quito, em uma região próxima à cidade de Muisne. Ele ocorreu a uma profundidade de apenas 19 km, o que pode gerar efeitos ainda mais violentos na superfície.

    Segundo a agência de notícias Reuters, ainda não há relatos de vítimas e destruição por causa do terremoto, mas partes do país estão sem energia elétrica e sem telefones. A mídia local relata que pelo menos uma casa e um viaduto desabaram na cidade de Guayaquil, mas ainda não há confirmação oficial.

    A Associated Press relata que o terremoto foi sentido com força em Quito, onde os prédios balançaram por cerca de 40 segundos. Testemunhas relataram que muitas pessoas fugiram dos prédios para as ruas da cidade.

    "Eu estava na minha casa assistindo a um filme quando tudo começou a balançar. Corri para a rua e agora não sei o que vai acontecer", disse Lorena Cazares, 36, uma trabalhadora da área de telecomunicações, de Quito.

    Várias fotos publicadas em redes sociais mostram imagens de destruição superficial em prédios e lojas. Testemunhas falam ainda de uma série de tremores secundários menores.

    A agência AFP registrou danos materiais nas cidade de Manabí e Guayas. No aeroporto de Guayaquil, passageiros que aguardavam voos saíram correndo de um terminal ao sentir o tremor.

    "Caíram lâmpadas do teto, e as pessoas corriam desesperadas", disse uma testemunha à AFP.

    O USGS informou anteriormente que o terremoto seria de magnitude 7,4, mas corrigiu em seguida para 7,8. A rede de TV CNN diz que o Instituto Geofísico do Equador registrou o tremor como tendo magnitude 6,9.

    Há relatos de que o terremoto foi sentido também na Colômbia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024