• Mundo

    Thursday, 16-May-2024 05:32:26 -03

    Ataque a ônibus em Jerusalém foi explosão suicida, afirma Israel

    DA REUTERS

    21/04/2016 14h01

    Israel informou, nesta quinta-feira (21), que o ataque a um ônibus em Jerusalém esta semana, que feriu 15 pessoas, foi uma explosão suicida, a primeira em anos.

    Explosões suicidas em ônibus foram uma marca da revolta palestina no início dos anos 2000, mas se tornaram raras depois disso.

    Por outro lado, israelenses então em alerta desde outubro, por uma escalada de violência com esfaqueamentos e armas de fogo.

    A Shin Bet, agência de segurança do país, disse que o ataque da segunda (18) está ligado ao grupo palestino Hamas.

    As forças de segurança de Israel prenderam pessoas tidas como cúmplices do suicida, Abdel-Hamid Abu Srour, nas horas após a explosão. O Centro de Informação Palestina, pró-Hamas, informou que Srour, 19, era membro do braço armado do Hamas.

    Srour teve vários ferimentos na explosão, e morreu em um hospital dois dias depois. A maior parte das vítimas da explosão já foi liberada do hospital.

    Nos últimos seis meses, ataques palestinos mataram 28 israelenses e dois cidadãos americanos. No mesmo período, as forças de Israel mataram pelo menos 191 palestinos —130 deles agressores, segundo Israel.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024