• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 13:59:49 -03

    Obama desembarca na Alemanha para defender tratado de livre comércio

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/04/2016 10h18

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou neste domingo (23) em Hanover (norte da Alemanha) para uma reunião com a chanceler Angela Merkel sobre o TTIP, criticado tratado de livre comércio em negociação atualmente com a União Europeia (UE).

    Em coletiva de imprensa, Obama disse que a União Europeia e os EUA precisam avançar com o TTIP, que, segundo seus defensores, poderia impulsionar cada economia em cerca de 100 bilhões de dólares.

    "É indiscutível" que o livre comércio tem fortalecido a economia dos EUA e também trouxe enormes benefícios para os países que se dedicam a isso, reforçou Obama.

    Mais tarde, Obama deve inaugurar o salão industrial de Hanover. O evento, que neste ano tem os Estados Unidos como país convidado, oferece aos dois governantes uma plataforma para para promover o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio de Investimento (TTIP).

    Obama deseja concluir o acordo antes de deixar o poder, no início de 2017.

    Neste domingo, o presidente americano reiterou as advertências ao Reino Unido na área comercial a respeito de uma eventual saída da União Europeia. Na hipótese de 'Brexit', Londres "não estará em posição de negociar algo com os Estados Unidos mais rápido que a UE", destacou.

    As negociações sobre o TTIP estão paralisadas por fortes divergências entre as duas partes, alimentadas por um ceticismo crescente das opiniões tanto nos Estados Unidos como na Europa. Em Hanover, dezenas de milhares de pessoas protestaram no sábado contra o megaprojeto.

    Também no governo alemão, considerado um dos principais defensores do projeto na Europa, cresce a impaciência.

    O acordo "fracassará" se não existirem concessões de Washington, advertiu neste domingo o ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel. O número dois do Executivo germânico rejeitou mais uma vez um texto que, segundo ele, no momento pode ser resumido em poucas palavras: "Compre (produto) americano"

    Também na França a resistência aumenta. O presidente François Hollande se nega a falar sobre o TTIP em um encontro que será organizado por Merkel em Hanover na segunda-feira, que terá a presença de Hollande e Obama, além dos chefes de Governo da Grã-Bretanha e da Itália.

    A informação foi divulgada pela revista alemã Der Spiegel e tem uma razão: o tema é muito impopular na França.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024