• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:17:48 -03

    eleições nos eua

    Ted Cruz desiste, e Donald Trump é virtual candidato republicano

    MARCELO NINIO
    DE WASHINGTON

    03/05/2016 21h45

    O empresário Donald Trump tornou-se o virtual candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA após a desistência de seu principal rival, o senador Ted Cruz.

    Cruz abandonou a disputa após perder por larga margem de Trump nas prévias do partido no Estado de Indiana nesta terça (3). O anúncio causou surpresa, já que o senador havia prometido na véspera que via sentido em manter a campanha mesmo se perdesse essa etapa.

    Joe Raedle/AFP
    INDIANAPOLIS, IN - MAY 03: Republican presidential candidate, Sen. Ted Cruz (R-TX) hugs his father, Rafael Cruz and wife Heidi Cruz after announcing the suspension of his campaign during an election night watch party at the Crowne Plaza Downtown Union Station on May 3, 2016 in Indianapolis, Indiana. Cruz lost the Indiana primary to Republican rival Donald Trump. Joe Raedle/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    Ted Cruz abraça o pai, Rafael Cruz, e a mulher, Heidi, após anunciar que desistiu da campanha

    Com isso, o caminho de Trump parece livre para ser o adversário republicano em novembro da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, provável candidata democrata.

    Após meses de rejeição pela elite republicana, o empresário ganha força de fato consumado. Resta na disputa republicana o governador de Ohio, John Kasich, mas ninguém espera que ele possa alterar a trajetória de Trump.

    Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano, reconheceu logo após o anúncio de Cruz que Trump é o "provável candidato", num esforço para dar fim à guerra no partido. "Precisamos nos unir e focar a derrota de Hillary Clinton", escreveu Priebus em tuíte concluído com #NeverClinton (Clinton nunca).

    Trump venceu as prévias de Indiana com folga, e agora soma ao menos 1.047 dos 1.237 delegados precisos para garantir a candidatura.

    Eleições nos EUA - Como está a contagem de delegados até o momento

    Ao som de "Start me Up", dos Rolling Stones, o empresário festejou a vitória em casa, com familiares e simpatizantes na Torre Trump, em Nova York. E pareceu surpreso com a conquista antecipada, reagindo com um discurso atipicamente afável.

    "Foi um dia, um ano inacreditável —nunca vivi nada assim", disse. Deixando para trás os insultos ao rival, que passou a campanha chamando de "Ted mentiroso", o magnata elogiou o senador.

    "Não sei se Ted Cruz gosta de mim, mas ele é um concorrente forte como o diabo. É um sujeito durão e inteligente, e tem um futuro incrível. Quero parabenizar Ted Cruz".

    Trump ainda não tem o número de delegados necessário para selar a candidatura, mas com a saída do principal rival dificilmente deixará de ser o escolhido na convenção republicana, em julho, quando os delegados se reunirão para aclamar o candidato.

    Para Cruz, ficou claro em Indiana que "o caminho para a candidatura se fechou", e que era o momento de suspender sua campanha.

    A desistência do senador significa também uma derrota humilhante para o movimento "Pare Trump", alimentado pela elite republicana com milhões em propaganda contra o empresário.

    Impopular no partido, Cruz virou a última esperança dos opositores de Trump na cúpula republicana, mas muitos não escondiam sua antipatia pelo ultraconservador.

    O ex-presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, o chamou de "Lúcifer". Mesmo assim, Cruz se mostrava disposto a seguir, por isso a surpresa geral nesta terça. "Juntos, demos tudo o que podíamos, mas os eleitores escolheram outro caminho", disse Cruz a simpatizantes, após projetada sua derrota.

    "Com o coração pesado, estamos suspendendo nossa campanha, mas não nossa luta pela liberdade. Dou minha palavra que continuarei essa luta com toda a minha força".

    Cruz apostava em uma "convenção disputada", em que ninguém tem a maioria de 1.237 delegados e estes podem votar em qualquer concorrente das prévias. Os últimos resultados, porém, indicaram que Trump deve atingir a meta na rodada final de prévias, em 7 de junho.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024