• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 11:23:05 -03

    Líder antissistema é eleito presidente das Filipinas após campanha suja

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/05/2016 21h22

    O candidato antissistema Rodrigo Duterte, 70, que realizou uma campanha cheia de provocações aos adversários, foi eleito presidente das Filipinas no pleito desta segunda (9). O resultado foi confirmado nesta terça-feira (noite de segunda no Brasil).

    Com 88% dos votos apurados, Duterte obtinha 38,65% dos votos válidos, ou mais de 15 milhões de sufrágios, com uma vantagem de 5,84 milhões para segunda colocada, Mar Roxas, aliada do atual presidente, Benigno Aquino.

    Erik De Castro/Reuters
    O presidente eleito das Filipinas, Rodrigo Duterte, vota na cidade de Davao nesta segunda-feira (9)
    O presidente eleito das Filipinas, Rodrigo Duterte, vota na cidade de Davao nesta segunda-feira (9)

    Em terceiro lugar ficou a senadora Grace Poe, com 22%. Não existe segundo turno no país asiático. Esta é a primeira vitória de um candidato presidencial fora das principais famílias políticas das Filipinas desde o fim da ditadura de Ferdinand Marcos, em 1986.

    Prefeito de Davao, terceira maior cidade filipina, por mais de 20 anos, o candidato já cantava vitória antes do início da apuração. Horas após o fechamento das urnas, ele pedia a união do país depois da campanha mais acirrada e que provocou mais divisão na história. "Quero estender minhas mãos para que possamos começar a cura agora", disse.

    Duterte foi um dos principais artífices da campanha suja. Com o histórico de pacificar a cidade de Davao nos últimos anos, ele defendeu punições mais duras a criminosos, uma Justiça mais eficaz e uma polícia mais organizada.

    No entanto, provocou críticas de seus opositores por defender a morte de criminosos. No último comício, ele pediu aos seguidores que esquecessem as leis de direitos humanos.

    "Se for eleito presidente, farei exatamente o que fiz como prefeito. Vocês, traficantes, assaltantes e canalhas, seria melhor que fossem embora, porque vou matá-los", advertiu.

    Ele ainda é acusado de autoritarismo ao ameaçar atuar por decreto, caso os congressistas não sigam suas orientações e políticas, três décadas depois da revolução que expulsou do poder o ditador Ferdinand Marcos.

    "Preciso da ajuda de vocês para deter o retorno do terror ao nosso país. Não posso fazer isto sozinho", disse no sábado Benigno Aquino, cuja mãe, Corazón Aquino, liderou o movimento democrático que derrubou Marcos.

    Mas os filipinos, que não viram o crescimento econômico do país resultar em um avanço de seu nível de vida, parecem ter ignorado as advertências e preferiram ouvir o discurso de Duterte contra a elite.

    Em um país no qual 80% dos habitantes são católicos praticantes, Duterte se permitiu até xingar o papa Francisco. O papa foi chamado de "filho da puta" pelo candidato por provocar engarrafamentos durante uma visita.

    A eleição foi marcada pela violência. Segundo a polícia, 15 pessoas morreram em ataques com motivação política e dez em ações suspeitas de ter relação com o pleito.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024