• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 14:50:23 -03

    Saída da União Europeia pode gerar choques ao Reino Unido, diz estudo

    DE SÃO PAULO

    10/05/2016 12h54

    A possível decisão dos eleitores britânicos a favor de deixarem a União Europeia pode gerar um choque significativo para o Reino Unido, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (10), em Londres.

    Segundo uma análise do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica do Reino Unido, a aprovação da saída da UE no referendo faria a libra se desvalorizar em até 20% e reduziria o ritmo de crescimento da economia britânica.

    No dia 23 de junho, os britânicos decidirão, em referendo, se querem ficar ou sair da UE. Pesquisas de intenção de voto indicam empate técnico entre o "sim" e o "não".

    "No curto prazo, os elevados níveis de incerteza devem persistir, se não se intensificarem, enquanto o Reino Unido estabelece seu lugar fora da EU", diz o estudo. "Mercados financeiros já estão precificando a volatilidade da moeda em torno do referendo", diz.

    A análise indica ainda que o rompimento com a UE traria uma redução dos níveis de consumo dos britânicos, e poderia ainda elevar a inflação.

    Um dia antes da divulgação do estudo, o premiê britânico, David Cameron, fez um discurso em defesa da permanência do Reino Unido na União Europeia. Ele afirmou que "a paz e estabilidade estarão ameaçadas" se o país deixar o bloco.

    O discurso foi a primeira vez que Camaron deixou de ressaltar os riscos econômicos para explorar a possibilidade de o "Brexit" (a saída Reino Unido da UE) gerar ameaças à segurança nacional na Europa.

    "Podemos ter certeza de que a paz e a estabilidade em nosso continente estarão asseguradas sem nenhuma sombra de dúvida? Vale correr esse risco?", questionou. Cameron diz que o isolamento nunca fez bem ao Reino Unido: "Sempre que viramos as costas à Europa, nós nos arrependemos".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024