• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 15:50:49 -03

    eleições nos eua

    Trump diz que só anunciará candidato a vice na Convenção Republicana

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/05/2016 18h58

    O pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump disse nesta terça-feira (10) que só deve anunciar seu vice na convenção do partido, em julho, e que avalia cinco ou seis nomes para acompanhá-lo na disputa.

    Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o empresário afirmou preferir escolher alguém com experiência política, que possa ajudá-lo com a legislação e com a articulação com os demais poderes se chegar à Casa Branca.

    "Tenho uma lista com aqueles que gostaria que estivessem comigo, que saiba como as coisas são em Washington. Não precisamos de outro homem de negócios", afirmou, referindo-se a si próprio como um dos melhores desta categoria.

    Para o candidato, o ideal seria um vice eleito anteriormente a outro cargo porque já teria passado pelo escrutínio dos eleitores, da imprensa e do governo. "A maioria deles [os candidatos] foi avaliado nos últimos 20 anos".

    Dentre seus principais aliados que estariam nesta situação, está o governador de Nova Jersey, Chris Christie. Ex-rival nas primárias do partido, o político foi escolhido pelo magnata como seu chefe de transição política.

    Questionado pelos jornalistas, o magnata não descartou, porém, que o governador esteja fora de cogitação para ser seu companheiro de chapa. "Não, de maneira alguma", disse.

    A escolha do vice-presidente é vista como crucial para que o magnata consiga o apoio do partido a sua candidatura e a indicação de um integrante da cúpula política poderia ajudar neste trabalho.

    Além de Chris Christie, os ex-governadores do Texas, Rick Perry, e do Arizona, Jan Brewer, aparecem entre os nomes especulados para a vaga. O grupo de seleção é conduzido pelo coordenador de campanha, Corey Lewandowski.

    Outros adversários, como o senador pela Flórida Marco Rubio, querem distância de Trump. "Não penso, não pensarei e não quero ser considerado como candidato à vice-presidência", disse o ex-candidato pelo Facebook.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024