• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 14:33:02 -03

    novo governo

    Com Serra, Itamaraty muda tom e rejeita críticas de bolivarianos

    PATRÍCIA CAMPOS MELLO
    DE SÃO PAULO
    SAMY ADGHIRNI
    DE CARACAS

    13/05/2016 19h49 - Atualizado às 00h07

    No segundo dia do governo do presidente interino Michel Temer, o novo chanceler, José Serra, rebateu em termos duros as críticas feitas por países bolivarianos, tradicionalmente aliados da administração petista.

    Em drástica mudança de tom, o Itamaraty emitiu duas notas rechaçando o que chamou de "falsidades" propagadas por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, que haviam questionado a legalidade do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

    Ueslei Marcelino/Reuters
    Senator Jose Serra attends a vote session on the impeachment of President Dilma Rousseff in Brasilia, Brazil, May 11, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino ORG XMIT: BSB253
    José Serra durante discussão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff

    A Folha apurou que o próprio ministro Serra ajudou a redigir as notas, que usam um tom muito acima do habitual comedimento diplomático.

    Pouco menos de duas horas depois das notas, o presidente Nicolás Maduro anunciou que convocou o embaixador da Venezuela em Brasília. Não está claro se a retirada é definitiva, o que significaria um congelamento de relações —um passo aquém do rompimento de relações.

    "Pedi ao nosso embaixador no Brasil que viesse, e estivemos reunidos avaliando essa dolorosa página da história do Brasil, uma jogada injusta com a mulher que é a primeira presidenta que o Brasil teve", disse Maduro.

    Na nota, o Itamaraty diz rejeitar "enfaticamente" as manifestações dos países bolivarianos, "que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil". "Como qualquer observador isento pode constatar, o processo de impedimento é previsão constitucional", segue o texto.

    UNASUL

    No comunicado à Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o Itamaraty critica diretamente o secretário-geral da organização, Ernesto Samper, que aventou a hipótese de ser acionada a cláusula democrática para suspender o Brasil em caso de "possível ruptura do sistema democrático".

    "Tais juízos e interpretações do Secretário-Geral são incompatíveis com as funções que exerce e com o mandato que recebeu" diz a nota. O Itamaraty afirma que Samper, colombiano, deixa transparecer "juízos de valor infundados e preconceitos contra o Estado brasileiro".

    Dentro do Itamaraty, as notas são encaradas como uma resposta natural aos "comunicados insultuosos" que haviam sido divulgados pelas chancelarias dos países.

    O governo venezuelano afirmou nesta quinta (12) que "rechaça categoricamente o golpe de Estado parlamentar em curso no Brasil que, mediante farsas jurídicas das cúpulas oligárquicas e forças imperiais, pretende derrubar a presidente Dilma Rousseff".

    O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, comemorou. "Vai ser bom para esses países entenderem que o Itamaraty e o governo brasileiro estão sob nova direção", disse. "Finalmente respondemos, imagine ouvir calado países como Cuba e Venezuela darem lições de democracia?"

    O embaixador Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores no governo Lula (2004-11), disse à Folha que esse tipo de "reação radical" lembra o período da ditadura militar no Brasil.

    "A grande preocupação com a imagem é típica de governos que decorrem de um processo ilegítimo", afirmou. "Temos uma virada para a direita no Brasil, e o Itamaraty é um reflexo; há o perigo de o Brasil deixar de ser o ponto de equilíbrio na região."

    Para a deputada venezuelana Ilenia Media, líder do partido governista Patria para Todos, o Brasil "se isola e se desvia" do rumo da região.

    "Por muito tempo, o Brasil foi o gigante bobo da América do Sul, um país que só seguia os passos dos norte-americanos e europeus. Aí vieram Lula e Dilma, e o Brasil virou um gigante extraordinário com luz e voz próprias. Temer e seus aliados querem que o Brasil volte a ser o gigante bobo", afirmou à Folha.

    Ao mesmo tempo em que deu resposta assertiva aos bolivarianos, Serra articula uma visita em breve à Argentina do presidente Mauricio Macri, de centro-direita. A chanceler argentina, Susana Malcorra, disse esperar que os questionamentos sobre o impeachment terminem.

    "Serra está usando chumbo grosso porque quer marcar posição de força no novo governo e, para isso, precisa sinalizar uma ruptura profunda com o governo Dilma", diz Matias Spektor, professor de Relações Internacionais da FGV e colunista da Folha.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024