• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 17:32:10 -03

    Promotoria pede pena de morte para autor de massacre em Charleston

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/05/2016 20h24

    A Promotoria Federal dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (24) o pedido de pena de morte para Dylann Roof, acusado de ser o autor do pior massacre racista da história recente dos Estados Unidos.

    Roof, 22, é acusado de ter assassinado nove paroquianos que se encontravam na simbólica igreja da comunidade negra Emanuel African Methodist Episcopal Church (AME), em Charleston, na Carolina do Sul. Ele foi detido um dia após o massacre, em junho de 2015.

    Reprodução/Lastrhodesian.com
    Dylan Roof aparece com uma arma e a bandeira confederada, usada por grupos racistas dos EUA
    Dylan Roof aparece com uma arma e a bandeira confederada, usada por grupos racistas dos EUA

    "De acordo com o rigoroso procedimento de revisão do departamento para averiguar todos os aspectos factuais e legais, decidi que o Departamento de Justiça pedirá a pena de morte", anunciou o procuradora-geral dos Estados Unidos (equivalente a ministra da Justiça), Loretta Lynch. "A natureza do crime e o dano que causou provocou esta decisão."

    Roof, que é branco, foi fotografado com a bandeira da Confederação sulista (1861-65), símbolo da era escravagista nos EUA —e utilizada até hoje por grupos de ódio racial. Sobreviventes disseram que ele gritou insultos racistas durante o ataque.

    Roof foi acusado pelo massacre em tribunais federais e da Carolina do Sul.

    O julgamento na Carolina do Sul, onde Roof também pode ser condenado à pena capital, começa no dia 17 de janeiro. A data do início do julgamento federal ainda não foi definida.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024