• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 13:58:30 -03

    Maduro diz que EUA pressionam países vizinhos a isolar Venezuela

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/06/2016 15h24

    Yamil Lage/AFP
    Venezuelan President Nicolas Maduro arrives at Revolution Palace in Havana, on June 4, 2016 to take part in the Association of Caribbean States' summit on problems linked to climaye change. / AFP PHOTO / YAMIL LAGE ORG XMIT: HAV03
    O presidente Nicolás Maduro chega em Havana para o encontro da Associação de Estados do Caribe

    O presidente Nicolás Maduro disse nesse sábado que os Estados Unidos estão exercendo "pressões brutais" sobre os governos do continente para isolar a Venezuela, que vive uma severa crise econômica e política.

    Durante discurso em uma cúpula de países do Caribe realizada em Cuba, Maduro lançou um chamado enérgico a "não ceder as pressões imensas de Washington contra a Venezuela".

    Maduro insinuou que o governo dos EUA faz campanha pelo uso de um mecanismo da OEA (Organização de Estados Americanos), a Carta Democrática Interamericana, para prejudicar seu país.

    A Carta pode abrir caminho para sanções a países que vivam rupturas no processo democrático.

    Na terça (31), o secretário-geral da OEA, o uruguaio Luis Almagro, propôs marcar uma sessão para discutir a crise na Venezuela. Ele acatou argumento de que Maduro viola direitos políticos e sabota a atuação do Parlamento.

    Almagro também endossou apelos para que o chavismo aceite a realização de um referendo para revogar Maduro ainda neste ano.

    Mas a pressão de Caracas contra países aliados conseguiu esvaziar o movimento pela aplicação da Carta e levou a OEA a emitir comunicado genérico chamando ao diálogo entre governo e oposição.

    "A Venezuela não vai se dobrar e se pretendem nos encurralar, vamos lutar de frente", prosseguiu o líder venezuelano. "A Venezuela não aceita ser tutelada, monitorada ou sofrer intervencionismo de nenhuma forma."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024