• Mundo

    Monday, 06-May-2024 09:48:10 -03

    eleições nos eua

    Sanders diz que manterá campanha até a convenção democrata

    DE SÃO PAULO

    08/06/2016 06h14

    Jonathan Alcorn/AFP
    Senador Bernie Sanders discursa a apoiadores em Santa Monica, na Califórnia
    Senador Bernie Sanders discursa a apoiadores na noite de terça-feira (7) em Santa Monica, na Califórnia

    O senador Bernie Sanders anunciou na noite desta terça-feira (7) que não irá abandonar sua campanha pela indicação democrata à Casa Branca, mesmo após Hillary Clinton reivindicar a vitória nas primárias do partido.

    "Vamos lutar duro para ganhar a primária em Washington", disse Sanders, em referência ao Distrito de Colúmbia, local onde irá ocorrer a última prévia democrata, na próxima terça-feira (14).

    Após a vitória de Hillary, o presidente dos EUA, Barack Obama, a parabenizou por telefone, de acordo com a Casa Branca. Obama também ligou para Sanders, e os dois se encontrarão em Washington nesta quinta (9), quando está previsto um comício do senador.

    Em mensagem no Twitter, a campanha da candidata ressaltou o momento histórico. "Nesta noite, nós podemos dizer com orgulho que, nos Estados Unidos, não há barreira tão grande nem teto tão alto que não possa ser quebrado".

    History Made

    Com a candidatura democrata à Casa Branca assegurada, após uma disputa mais acirrada do que se esperava com o senador Bernie Sanders, Clinton terá que mover o eixo de sua campanha para a direita, agora que o foco passa a ser o embate final com o magnata Donald Trump.

    É o que previram estrategistas políticos consultados pela Folha.

    "Será um exercício de equilíbrio delicado para ela, entre a necessidade de ir mais para o centro, onde muitos dos americanos estão, e apoiar posturas mais progressistas para não afastar os simpatizantes de Sanders", disse Jim Manley, 20 anos de experiência como assessor de senadores democratas.

    Hillary entra para a história como a primeira mulher a tornar-se candidata presidencial de um grande partido nos EUA, e ela foi a primeira a destacar isso no primeiro discurso após o anúncio da vitória nas primárias. Já o efeito eleitoral deve ser limitado, concordam os analistas. "De fato é histórico, mas não acho que vai impressionar muita gente".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024