• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 19:01:28 -03

    Obama, Hillary e Trump comentam ataque de Orlando; veja repercussão

    DE SÃO PAULO

    12/06/2016 11h10 - Atualizado às 18h32

    Os candidatos à presidência norte-americana, além da própria Casa Branca, se manifestaram sobre o ataque a tiros que matou 50 pessoas –49 vítimas mais o atirador– e feriu outras 53 na madrugada deste domingo (12) em Orlando, na Flórida. Veja a repercussão:

    Donald Trump, virtual candidato republicano à presidência:

    Tweet Donald Trump

    "Tiroteio muito feio em Orlando. Polícia investiga possível terrorismo. Muitas pessoas mortas e feridas."

    Em um comunicado, Trump afirmou que o atentado foi cometido por um radical islâmico. Aproveitou também para provocar sua provável adversária eleitoral: "Se Hillary Clinton, mesmo após esse ataque, ainda não conseguir dizer as duas palavras "Islã radical", ela deveria deixar a corrida pela Presidência.

    Hillary Clinton, candidata democrata à presidência, no Twitter, que também publicou uma versão em espanhol:

    tweet Hillary Clinton

    "Acordei com notícias devastadoras da Flórida. Enquanto aguardamos mais informações, meus pensamentos estão com aqueles que foram afetados por este ato terrível."

    Mais tarde, Hillary se dirigiu à comunidade LGBT: "Por favor, saibam que vocês possuem milhões de aliados pelo país. Eu sou um deles".

    Comunicado oficial da Secretaria da Casa Branca:
    "O presidente foi informado pela manhã por Lisa Monaco, assistente do presidente para segurança nacional e contraterrorismo, sobre o trágico tiroteio em Orlando, na Flórida. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e com os entes queridos das vítimas. O presidente pediu atualizações constantes enquanto o FBI, ao lado de outras agências federais, trabalham com a polícia de Orlando para conseguir mais informações, e indicou que o governo federal contribua com toda a ajuda necessária para continuar a investigação e dar suporte à comunidade."

    Marco Rubio, senador pela Flórida, que foi pré-candidato à presidência pelo partido republicano:
    "Estou arrasado por este doloroso atentado em Orlando. Jeanette [sua esposa] e eu nos juntamos a todo o povo da Flórida e a todos os americanos em luto por aqueles que perderam suas vidas neste ato sem sentido de ódio, violência e terror."

    Papa Francisco:
    O porta-voz do Vaticano, reverendo Francisco Lombardi, divulgou nota em que o Papa Francisco expressa "os mais profundos sentimentos de horror e condenação" pelo massacre na Flórida. O pontífice "se junta às famílias das vítimas e feridos em oração e compaixão".

    François Hollande
    O presidente da França "condenou com horror" ao ataque na Florida e expressou "total apoio da França e dos franceses com as autoridades dos EUA e a população norte-americana", disse em um comunicado oficial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024