• Mundo

    Monday, 06-May-2024 14:24:09 -03

    Veja quem são os mortos no ataque a tiros à boate gay Pulse, em Orlando

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/06/2016 00h11 - Atualizado às 01h37

    Assim como a festa que acontecia dentro da boate gay Pulse, a maioria dos 49 mortos no ataque a tiros da madrugada de domingo (12) em Orlando, na Flórida, era de origem latina.

    Muitos dançavam no momento em que foram atingidos por Omar Mateen, 29, que disse ter agido em nome da milícia terrorista Estado Islâmico.

    Nesta segunda (13), a facção assumiu, em sua rádio oficial, a autoria do ataque, classificando Mateen como "soldado do Califado". Investigadores, porém, ainda não encontraram relação direta de Mateen com a milícia.

    Segundo sua família, Mateen havia se irritado uma vez ao ver dois homens se beijando em Miami, motivo pelo qual as autoridades afirmam que o crime poderia ter sido por intolerância às pessoas LGBT.

    Até o momento, 47 vítimas foram identificadas, segundo a Prefeitura de Orlando. Veja abaixo mais informações sobre os mortos neste atentado:

    Reprodução/Facebook

    Eric Ivan Ortiz-Rivera, 36

    Nascido em Porto Rico, no Caribe, mudou-se para a Flórida para estudar e ter melhores condições de vida. Ele morava no centro de Orlando com seu marido e trabalhava em duas lojas para poder se sustentar.

    Segundo seu primo, Orlando González, ele tinha muito talento artístico e adorava dançar. "Sempre íamos às boates juntos. Ele gostava mais de música house, mas dançava qualquer coisa", disse.

    Antes de ir à boate, ele fez um "esquenta" em casa. Depois, nunca mais voltou. González afirma que o marido de Ortiz, que não teve o nome revelado, ficou muito abalado. "Ele me ligou histérico de manhã atrás dele", disse.

    Reprodução/Facebook

    Edward Sotomayor Jr., 34

    Morador de Sarasota, a 210 km de Orlando, era gerente nacional da agência Al and Chuck Gay Travel. O amigo James de la Fuente, disse que ele era chamado Eddie da Cartola porque tinha uma cara diferente quando usava o chapéu.

    "Ele era um cidadão do mundo, diversificado e justo. Franco e verdadeiro. Ele sempre fazia mais do que se esperava dele para as outras pessoas", disse.

    O primo David Sotomayor disse que eles se viram pela última vez em uma gravação do reality show "RuPaul's Drag Race". "Ele era sempre parte da diversão", disse à agência de notícias Associated Press.

    Reprodução/Facebook

    Stanley Almodovar 3º, 23

    Nascido em Springfield, no Estado americano de Massachusetts, era técnico em farmácia em Clermont, na Flórida. Em sua página na rede social Facebook, seus amigos e familiares colocaram mensagens de condolências.

    "Stanley foi uma das pessoas mais amigáveis que eu tive a chance de conhecer. Ele tinha uma personalidade muito fácil de lidar", disse a amiga Catilin Rodrigues.

    Reprodução/Facebook

    Luis Omar Ocasio-Capo, 20

    Segundo sua página no Facebook, ele era dançarino.

    Reprodução/Facebook

    Luis S. Vielma, 22

    Morador de Orlando. Segundo a escritora J.K. Rowling, Luis trabalhava no parque temático da série "Harry Potter". Rowling postou em sua conta no Twitter uma foto de Luis com o uniforme do parque e disse: "Eu não consigo parar de chorar".

    Tweet J.K. Rowling

    "Ele sem dúvida nos fez pessoas melhores por simplesmente existir. Parte dele sempre viverá em qualquer boa decisão que eu tomar", disse o amigo Will Randle.

    Juan Guerrero/Reuters

    Juan Ramon Guerrero, 22, e Christopher Leinonen, 32

    No perfil do Instagram de Juan Ramón, ele e Christopher apareciam em diversas fotos, ao lado de familiares e amigos. Os dois namorados foram juntos à Pulse.

    Em entrevista à TV ABC, a mãe de Christopher, Christine, disse que sentia orgulho do filho por tentar unir gays e héteros. "Vamos tentar nos livrar deste ódio e desta violência".

    Peter O. Gonzalez-Cruz, 22

    Nascido em Benoni, na África do Sul, trabalhava para a transportadora de encomendas UPS, segundo seu perfil no Facebook.

    Reprodução/Facebook

    Kimberly Morris, 37

    Uma das seis mulheres mortas no massacre, Kimberly havia se mudado há dois meses para Orlando e logo depois virou segurança da Pulse.

    Lésbica, ficou feliz com a oportunidade de trabalhar em uma boate gay, segundo a ex-namorada, Starr Shelton. "Ela me disse o quanto estava empolgada por poder trabalhar com a comunidade LGBT".

    Eddie Jamoldroy Justice, 30

    Justice, 30, era contador e morava no centro de Orlando. Antes de ser identificado, sua mãe, Mina, passou o domingo procurando o filho em hospitais, depois que ele enviou uma mensagem de dentro do banheiro da Pulse.

    "Mamãe eu te amo. Estou na boate, no meio de um tiroteio".

    Mina tentou ligar para o filho, sem sucesso. Ela enviou então outra mensagem a Eddie, perguntando se ele estava bem. O rapaz respondeu: "Preso no banheiro. Pulse. Centro. Chame a polícia".

    Às 2h39, Eddie enviou: "Chame eles mamãe. Agora. Ele está vindo. Eu vou morrer".

    Darryl Roman Burt II, 29

    Deonka Deidra Drayton, 32

    Alejandro Barrios Martinez, 21

    Reprodução/Facebook

    Anthony Luis Laureano, 25

    Nascido em San Juan, capital de Porto Rico, era apaixonado por música desde criança. "Era muito talentoso. Começou a dançar quando tinha dez anos. Era sua paixão", disse a prima Ana Figueroa.

    Depois de estudar comunicação em uma faculdade porto-riquenha, mudou-se para Orlando para seguir com seu sonho de ser dançarino. Estava na Pulse com dois amigos com quem dividia apartamento, que ficaram feridos.

    Reprodução/Facebook

    Jean Carlos Mendez Perez, 35

    Reprodução/Facebook

    Franky Jimmy De Jesus Velazquez, 50

    Reprodução/Facebook

    Amanda Alvear, 25

    Reprodução/Facebook

    Martin Benitez Torres, 33

    Reprodução/Facebook

    Luis Daniel Wilson-Leon, 37

    Reprodução/Facebook

    Mercedez Marisol Flores, 26

    Formada em literatura, a moradora de Davenport foi à Pulse com a amiga Amanda Alvear, também morta por Omar Mateen. Segundo amigos, era fã de música e de planejar festas.

    O irmão dela, Cesar Flores, agradeceu à família e aos amigos pelo apoio no Facebook. "Não é justo que um ato tão horrível de ódio tenha tirado a vida de uma bela alma. Não há palavras para descrever minha dor", disse.

    Reprodução/Facebook

    Xavier Emmanuel Serrano Rosado, 35

    Reprodução/Facebook

    Gilberto Ramon Silva Menendez, 25

    Gilberto havia se mudado para Orlando anos atrás, após passar toda a infância em Porto Rico. Ele estudava gestão hospitalar em uma universidade local.

    "Ele era a luz da família. Isto parece um sonho e vou levantar e continuar falando com ele pelo celular e ele continuará a me telefonar para me dizer que está tudo bem", disse a tia Irma Silva-Lauer ao "Orlando Sentinel".

    Reprodução/Facebook

    Oscar A. Aracena Montero, 26, e Simon Adrian Carrillo Fernandez, 31

    Nascido na República Dominicana, Oscar foi ainda criança para os Estados Unidos. Morava em Orlando com Simon, outra vítima do ataque, e três cachorros da raça chihuahua que compraram no ano passado.

    Simon trabalhava no Mc Donald's em Kissimmee. Seus colegas de trabalho o lembram por nunca esquecer um aniversário. Sempre levava bolos para os companheiros e registrava os parabéns em fotos.

    Os dois haviam acabado de voltar de férias por Nova York e o Canadá quando foram à Pulse. Agora, amigos e parentes pedem ajuda para que a mãe de Oscar possa vir aos EUA para ver o velório. Ela não tem visto.

    Enrique L. Rios Jr., 25

    Funcionário do aeroporto LaGuardia, em Nova York, Rios, 25, era descrito pelos amigos como um anjo. No Facebook, um de seus primos, Erick Leon, disse que os laços entre os dois eram além da família.

    "Nós crescemos juntos e agora ele se foi. Deus nos tirou alguém que já era um anjo para muita gente".

    Miguel Angel Honorato, 30

    Gerente de um restaurante mexicano em Sanford, na Flórida, era pai de três crianças e saiu na noite daquele sábado com uns amigos à Pulse. Fã de futebol, colocou uma moldura no seu Facebook do América, time da Cidade do México.

    Reprodução/Facebook

    Javier Jorge-Reyes, 40

    Joel Rayon Paniagua, 32

    Jason Benjamin Josaphat, 19

    Estudava no Southern Technical College, em Orlando. A representante de admissões da escola, Fechete Mundo, disse no Facebook que "o jovem era muito doce e tinha um futuro brilhante pela frente".

    Cory James Connell, 21

    Juan P. Rivera Velazquez, 37

    Luis Daniel Conde, 39

    Shane Evan Tomlinson, 33

    Juan Chevez-Martinez, 25

    Jerald Arthur Wright, 31

    Leroy Valentin Fernandez, 25

    Reprodução/Facebook

    Tevin Eugene Crosby, 25

    Reprodução/Facebook

    Jonathan Antonio Camuy Vega, 24

    O jornalista porto-riquenho trabalhava na filial de Orlando do canal latino Telemundo como produtor de programas de entretenimento. Dentre eles, a versão local do "The Voice Kids".

    O executivo-chefe da Telemundo, Cesar Conde, chamou Camuy de "um excelente produtor assistente". O presidente da Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos, Mekahlo Medina, pediu que seus colegas lembrassem do colega e de outras vítimas do ataque.

    Jean C. Nives Rodriguez, 27

    Rodolfo Ayala-Ayala, 33

    Brenda Lee Marquez McCool, 49

    Yilmary Rodriguez Sulivan, 24

    Christopher Andrew Leinonen, 32

    Angel L. Candelario-Padro, 28

    Frank Hernandez, 27

    Paul Terrell Henry, 41

    Antonio Davon Brown, 29

    Reprodução/Facebook

    Christopher Joseph Sanfeliz, 24

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024