• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 00:30:25 -03

    Itamaraty exonera de cargo diplomata que alertou sobre 'golpe' contra Dilma

    DE SÃO PAULO

    14/06/2016 16h16 - Atualizado às 18h55

    O Itamaraty publicou, na edição do "Diário Oficial" da União desta terça-feira (14), a exoneração do diplomata Milton Rondó FIlho de seu cargo comissionado como coordenador-geral de ações internacionais de combate à fome.

    A perda do cargo comissionado —Rondó continua servidor do ministério— ocorre quase três meses após o diplomata ter sido advertido pelo órgão por enviar circulares telegráficas a postos e embaixadas brasileiros no exterior com mensagens alertando sobre uma tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

    À época, o processo de impeachment ainda não havia sido aberto pela Câmara, e a presidente Dilma ainda estava à frente do Executivo.

    Em duas circulares emitidas em março, Rondó pede que os postos designem um servidor para "apoiar o diálogo" entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a sociedade civil estrangeira, e retransmite mensagens de organizações brasileiras contra o processo do impeachment.

    Um dos comunicados de organizações retransmitidos inicia clamando por "resistência democrática", "conclama a sociedade para a luta conjunta pela democracia" e termina com "não ao golpe! Nossa luta continua!".

    Logo após a emissão das circulares, o próprio Itamaraty enviou uma mensagem aos postos pedindo para que as mensagens de Rondó fossem desconsideradas.

    Já sob nova direção, agora do ministro José Serra (Relações Exteriores), o Itamaraty enviou nova circular a embaixadores brasileiros no mundo com instruções para "combater ativamente" acusações de que o processo de impeachment de Dilma tenha sido "golpe".

    Nesta circular, foram reunidos trechos de notas de chancelarias de outros países que questionaram a legitimidade do impeachment.

    "Declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira [...] sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil", diz a circular do gabinete de Serra. "Não é admissível que o processo de impeachment seja assemelhado a 'manobras' ou 'farsas políticas'."

    Procurada sobre a exoneração de Rondó Filho, a assessoria de imprensa do Itamaraty informou que "trata-se da substituição natural de um ocupante de cargo em confiança, e da movimentação habitual de membro do serviço exterior brasileiro. A administração designará nova função para o servidor".

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Brasilia, DF, Brasil, 25/05/2016: Presidente interino Michel Temer acompanhado do ministro Jose Serra (MRE) durante cerimonia de apresentacao de credenciais de embaixadores, no palacio do planalto. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
    Presidente interino Michel Temer acompanhado do ministro José Serra (esq,) em cerimônia de maio

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024