• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 07:22:18 -03

    eleições nos eua

    Senadora de esquerda pode ser vice de Hillary Clinton, diz jornal

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE NOVA YORK

    17/06/2016 00h55

    Nick Wass - 9.jun.2016/Associated Press
    A senadora democrata Elizabeth Warren faz discurso em evento em Washington em 9 de junho
    A senadora democrata Elizabeth Warren faz discurso em evento em Washington em 9 de junho

    Após se tornar a primeira mulher a concorrer à Casa Branca por um grande partido, Hillary Clinton pode dobrar a aposta. Em sua lista de possíveis vices, desponta o nome de Elizabeth Warren, senadora de Massachusetts com plataforma similar à de Bernie Sanders, rival de Hillary nas prévias democratas.

    Segundo o "Wall Street Journal", enquanto a chapa 100% feminina se fortalece, o nome de Sanders está por ora descartado. O atual vice dos EUA, Joe Biden, já disse que Warren era sua predileta para concorrer a presidente, o que ela não quis fazer.

    Até agora, a equipe de Hillary examina informações públicas sobre os potenciais candidatos a número dois, para ver como suas trajetórias poderiam trazer ou tirar votos para a candidata. O próximo passo é pedir declarações de imposto de renda e outras informações pessoais.

    Da ala mais à esquerda do partido, Warren é vista como alguém que pode atrair o eleitor de Sanders, avesso a Wall Street (alvo constante da senadora) e desconfiado de Hillary. Ela já se engalfinha publicamente com Donald Trump, virtual candidato republicano. "Ele é um perdedor", escreveu no Facebook.

    Trump, por sua vez, a chamou de "pateta" e "Pocahontas", acusando-a de mentir sobre ter raízes indígenas.

    Entre outros nomes sondados pelo QG de Hillary estão três jovens latinos: os secretários Tom Perez (Trabalho) e Julián Castro (Habitação) e o deputado californiano Xavier Becerra.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024