• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 06:00:02 -03

    Plebiscito britânico

    Veja quem está contra e quem está a favor do 'Brexit'

    DE SÃO PAULO

    17/06/2016 19h12

    Os britânicos votam no próximo dia 23 a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia. O plebiscito, que ficou conhecido como "Brexit" -abreviação das palavras "British" (britânico, em inglês) e "exit" (saída)- tem dividido a sociedade britânica.

    Enquanto defensores da saída argumentam que o crescimento da UE diminuiu a importância e soberania do Reino Unido, opositores dizem que o "Brexit" poderia causar prejuízos econômicos ao Reino Unido.

    Confira abaixo as opiniões de celebridades e da imprensa britânica sobre a votação.

    PELA PERMANÊNCIA

    David Cameron
    O primeiro-ministro britânico, membro do Partido Conservador, lidera a campanha para manter o Reino Unido como membro da União Europeia. Em maio, ele afirmou que "a paz e estabilidade estarão ameaçadas" se o país deixar o bloco.

    Reprodução
    Confira o teaser trailer de Doutor Estranho que estreia em novembro de 2016 nos cinemas. O filme é dirigido Scott Derrickson e estrelado por Benedict Cumberbatch, Rachel McAdams, Tilda Swinton, Mads Mikkelsen e Chiwetel Ejiofor
    Ator Benedict Cumberbatch em cena do filme "Doutor Estranho"

    Artistas britânicos
    Em maio, um grupo de mais de 250 celebridades britânicas -que inclui os atores Benedict Cumberbatch, Helena Bonham Carter, Jude Law, Chiwetel Ejiofor, o escritor John Le Carré e membros da banda Franz Ferdinand- assinou uma carta contra a saída da União Europeia.

    "Deixar a UE seria um salto no desconhecido para milhões de pessoas no Reino Unido que trabalham na indústria do entretenimento, e para milhões em casa e no exterior que se beneficiam da vibração do setor cultural britânico", diz o documento.

    Keira Knightley
    Contra o "Brexit", a atriz britânica protagonizou vídeo na internet em que chama os jovens para votar no plebiscito, que acontece no dia 23 de junho.

    Keira Knightley

    Emma Thompson
    No festival de cinema de Berlim, em fevereiro, a atriz britânica afirmou que, apesar de viver na Grã-Bretanha, se sente europeia e disse que " deveríamos estar derrubando fronteiras, não construindo".

    J. K. Rowling
    A autora de Harry Potter já declarou no Twitter seu apoio à permanência do Reino Unido na UE: "Não quero deixar uma união que trouxe mais paz e estabilidade à região do que ela jamais conheceu".

    Rowling

    Stephen Hawking
    O físico inglês esteve entre os 150 membros da Royal Society que assinaram uma carta dizendo que a saída da UE seria um "desastre para a ciência do Reino Unido".

    PELA SAÍDA

    Michael Caine
    Em entrevista à "BBC Radio", o ator disse que a Grã-Bretanha está "recebendo ordens de milhares de servos sem rosto" em Bruxelas e, "se não houver mudanças significativas, devemos sair".

    Stefan Wermuth/Reuters
    London Mayor Boris Johnson attends the unveiling of a 5.5-meter (20ft) recreation of the 1,800-year-old Arch of Triumph in Palmyra, Syria, at Trafalgar Square in London, Britain April 19, 2016. REUTERS/Stefan Wermuth ORG XMIT: SWT21
    Ex-prefeito de Londres Boris Johnson comparou UE a Adolf Hitler

    Boris Johnson
    Ex-prefeito de Londres e membro do Partido Conservador, Johnson defende a saída do Reino Unido da UE e já afirmou, em entrevista ao jornal britânico "The Sunday Telegraph", que o bloco está seguindo o mesmo caminho que Adolf Hitler e Napoleão Bonaparte ao tentar criar um "superestado" no continente.

    Sol Campbell
    O ex-jogador do Arsenal defendeu em artigo no jornal britânico "Daily Mail" a saída do Reino Unido da UE: "Se tívessemos um controle apropriado de quem entra e sai da Grã-Bretanha, poderíamos atrair os melhores dos melhores de onde quer que venham, ao mesmo tempo em que não deixaríamos entrar aqueles que teriam menos serventia", afirmou.

    JORNAIS

    The Times
    O jornal tem publicado editoriais críticos à argumentação dos opositores à saída da UE, mas também sugere que aqueles que pensam em votar pelo "Brexit" "deveriam pedir um panorama mais ponderado e completo sobre a questão da segurança nacional".

    The Independent
    Em editorial, o jornal alerta para a possibilidade de piora da economia caso o "Brexit" aconteça: "Investidores nacionais e estrangeiros acreditam que a Grã-Bretanha será um lugar menos atrativo para investir e fazer negócios se ela cortar sua ligação com o maior mercado individual do mundo, e o maior em exportação."

    The Economist
    A publicação disse em editorial nesta sexta-feira (17) que a saída do bloco "faria um dano grave e permanente à política e economia da Grã-Bretanha".

    The Sun
    O jornal pediu em nota na última segunda-feira (13) que seus leitores votem a favor do "Brexit": "Precisamos nos livrar da ditatorial Bruxelas", diz o texto.

    Daily Mail
    O jornal tem defendido a saída do Reino Unido do bloco da UE. Em editorial de maio, a publicação afirmou que "a Grã-Bretanha jamais será capaz de fazer nada quanto à migração em massa, em níveis que este país não pode sustentar, até recuperar o controle de suas fronteiras."

    Daily Mirror
    Jornal de esquerda, o "Daily Mirror" disse em editorial de maio que "somente um tolo ignoraria o papel da UE na manutenção da paz na Grã-Bretanha".

    The Guardian
    O jornal de esquerda já declarou voto pela permanência na UE. "O 'The Guardian' não fará concessões, entre agora e 23 de junho, para defender a permanência da Grã-Bretanha na UE tão clara, honesta e insistentemente quanto possível."

    The Telegraph
    O jornal não declarou voto para nenhum dos lados, mas em editoriais sua visão tem favorecido a saída da UE com maior frequência.

    O destino do Reino Unido

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024