• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 13:43:52 -03

    Plebiscito britânico

    Em editoriais, jornais britânicos definem posições sobre 'Brexit'

    DE SÃO PAULO

    19/06/2016 11h49

    Com a proximidade da votação do plebiscito do "Brexit", que acontece nesta quinta-feira (23), jornais britânicos estão usando seus editoriais para firmar posições sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia. Confira o posicionamento de cada jornal.

    PELA PERMANÊNCIA

    Daily Mail
    O jornal "Daily Mail" declarou neste domingo (19) apoio à permanência na UE, afirmando que "não é o momento de arriscar a paz e a prosperidade" do Reino Unido.

    Em editorial, o jornal tamvém alertou para o aumento de tarifas e o tumulto no mercado financeiro caso o "Brexit" vença a votação.

    Paul Faith 7.jun.2016/AFP
    A "No To Brexit" sign is pictured on the outskirts of Newry in Northern Ireland on June 7, 2016. The border that divides the island of Ireland is now invisible, with just a few crumbling former customs buildings serving as reminders of a bygone era of a hard frontier between north and south. All of this could be about to change. In the event of a Brexit on June 23, these 500 kilometres (311 miles) would become the sole land border between the United Kingdom and the European Union and there are genuine concerns that this will mean the reintroduction of customs barriers that were abolished on January 1, 1993 - and even immigration controls for the first time. / AFP PHOTO / PAUL FAITH
    Placa contra o 'brexit', a saída do Reino Unido da União Europeia, na Irlanda do Norte

    Observer
    O "Observer" publicou um editorial também neste domingo em defesa da permanência na UE, dizendo que, "apesar de suas muitas falhas", a UE tem sido "uma força para o bem".

    The Times
    No sábado (18), o "Times", que pertence ao magnata Rupert Murdoch, publicou editorial a favor da permanência do Reino Unido na UE, dizendo que a possibilidade de mudança inspirou votantes por ser "mais excitante que a continuidade, e porque status quo se tornou sinônimo de frustração".

    The Guardian
    O "The Guardian" havia declarado apoio à permanência na UE em editorial de maio. "O 'The Guardian' não fará concessões, entre agora e 23 de junho, para defender a permanência da Grã-Bretanha na UE tão clara, honesta e insistentemente quanto possível", diz o texto.

    PELA SAÍDA

    Sunday Times
    Já o "Sunday Times" declarou apoio à saída do bloco econômico, em um texto que defendeu uma associação "mais frouxa e flexível" com a UE.

    Sunday Telegraph
    O "Sunday Telegraph" também aposta no "Brexit" em editorial deste domingo, destacando a estratégia da campanha a favor da saída da UE, que "articulou uma visão ambiciosa do Reino Unido como uma nação independente, livre novamente para tomar suas próprias decisões".

    Ben Stansall 16.jun.2016/AFP
    Placa com frase "vote pela saída", perto de Charing; plebiscito ocorre dia 23
    Placa com frase "vote pela saída", perto de Charing; plebiscito ocorre dia 23

    The Sun
    O tabloide "The Sun", que também pertencente a Murdoch, já havia declarado apoio ao "Brexit" na última segunda-feira (13).

    O destino do Reino Unido

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024