• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 03:47:14 -03

    Plebiscito britânico

    Plebiscito do 'Brexit' tem recorde de eleitores inscritos no Reino Unido

    FERNANDA ODILLA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

    23/06/2016 06h06

    A comissão eleitoral do Reino Unido registrou número recorde de inscritos para votarem no plebiscito que acontece nesta quinta (23) e vai decidir se os britânicos permanecem na União Europeia.

    Mais de 46,4 milhões de pessoas se registraram para participar da consulta popular nesta quinta. O número representa 145 mil eleitores a mais que o contabilizado nas eleições gerais de 2015.

    As pesquisas de intenção de voto indicam que os eleitores chegaram ao dia do plebiscito divididos.

    A média das pesquisas compilada pelo jornal "Financial Times" continua indicando empate técnico. Agora, contudo, apontam uma pequena vantagem para os que querem permanecer: 47% para ficar e 45% para sair do bloco europeu, revertendo a tendência do dia anterior.

    'Brexit' - o plebiscito britânico

    Numa cédula de papel, os inscritos precisam escolher entre duas opções: "permanecer membro da UE" ou "deixar a UE".

    As seções eleitorais abriram às 7h (3h no horário de Brasília) em todo o Reino Unido. Em Londres, os primeiros a votar chegaram debaixo de chuva.

    Ainda não se sabe se a chuva torrencial que caiu durante a madrugada vai atrapalhar a taxa de comparecimento às seções eleitorais, em especial na capital britânica, onde há registro de enchente em diferentes pontos e de interrupção de linhas de metrô e trem.

    A participação no plebiscito não é obrigatória. Além de ir às seções eleitorais, que ficam abertas nesta quinta até as 22h (18h de Brasília), os eleitores podem ter optado para votar pelo correio —neste caso, as cédulas são enviadas para as residências dos eleitores, que precisam assegurar que sejam devolvidas antes das 10h do dia de votação.

    Além dos britânicos, podem votar irlandeses e cidadãos da Commonwealth (associação de 53 países ligados historicamente à Coroa) residentes no Reino Unido.

    FUTURO

    Os britânicos fazem parte do bloco europeu desde 1973 e, pela segunda vez, decidem por meio de um plebiscito se querem continuar membros da UE —em 1975 votaram contra o "Brexit", nome dado à saída dos britânicos do bloco.

    Os britânicos estão bastante divididos. Jovens preferem ficar na UE, assim como os com maior escolaridade e moradores das cidades mais populosas.

    Os mais velhos e os sem curso superior tendem a preferir a saída do bloco. O mesmo vale para os que moram na costa leste do Reino Unido.

    Assim como os eleitores, também não há consenso entre os principais partidos políticos. Feridas foram abertas durante a campanha, pautada por acusações e ataques entre integrantes da mesma legenda.

    Temas como restrição da imigração e impactos na economia pautaram o debate. Os únicos pontos de consenso até agora é que o impacto econômico será maior para o Reino Unido do que para os demais 27 membros e que, num primeiro momento, deverá haver uma retração do crescimento.

    O resultado do plebiscito deve ser anunciado na manhã desta sexta (24). Se o "Brexit" vencer, as mudanças não serão imediatas. O Parlamento precisa referendar o resultado da consulta e o país tem que negociar os termos da saída, processo previsto para demorar pelo menos dois anos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024