• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 14:50:15 -03

    Plebiscito britânico

    Para líder da campanha pelo 'Brexit', voto pela permanência deve vencer

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    23/06/2016 19h06 - Atualizado às 22h52

    Uma das principais vozes em defesa da saída britânica da União Europeia, o líder do partido ultraconservador Ukip, Nigel Farage, disse, na noite desta quinta-feira (23) que o voto pela permanência no bloco deve "ficar na frente".

    "Foi um processo de plebiscito extraordinário, a participação parece ter sido excepcionalmente alta e parece que o 'ficar' vai ficar na frente", admitiu Farage à Sky News logo após o fechamento das urnas, às 22h locais (18h em Brasília).

    Os primeiros resultados eleitorais começaram a sair por volta da meia-noite (20h em Brasília). À 3h de sexta (23h de quinta em Brasília), com 22,5% das seções eleitorais apuradas, a permanência vencia por 50,3% e a saída tinha 49,7% dos votos válidos.

    Uma pesquisa do conceituado Yougov divulgada assim que a votação encerrou —mas que não é uma boca de urna— coloca o voto pela permanência à frente, numa diferença de 52% contra 48%.

    O levantamento foi encomendado pela Sky News e as consultas foram conduzidas antes desta quinta (23), sobre como as pessoas entrevistadas pretendiam votar no dia.

    "Os resultados são próximos e é muito cedo para serem considerados definitivos. Mas esses resultados, somados às recentes tendências e precedentes históricos, sugerem uma vitória da permanência", diz o Yougov em nota enviada à imprensa.

    A comissão eleitoral do Reino Unido registrou número recorde de inscritos para votarem no plebiscito desta quinta: mais de 46,4 milhões de pessoas. O número representa 145 mil eleitores a mais que o contabilizado nas eleições gerais de 2015.

    As pesquisas de intenção de voto anteriores indicavam que os eleitores chegaram ao dia do plebiscito divididos. A média das pesquisas compilada pelo jornal "Financial Times" até a véspera dava empate técnico, com uma pequena vantagem para os que querem permanecer: 47% para ficar e 45% para sair do bloco europeu.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024