• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 15:31:55 -03

    Plebiscito britânico

    Mais de 1,8 milhão de britânicos pedem novo plebiscito sobre deixar UE

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    25/06/2016 07h50 - Atualizado às 13h11

    Desde sexta (24), quase dois milhões de britânicos incluíram seus nomes em uma petição para que o Parlamento do Reino Unido realize um segundo plebiscito sobre a saída da União Europeia.

    Uma votação realizada na quinta (23) apontou que 52% dos britânicos querem que o Reino Unido deixe a UE, movimento apelidado de "Brexit".

    A petição, feita pela internet, chegou a tirar do ar o site do Parlamento britânico, dada a grande quantidade de acessos ao mesmo tempo.

    Às 17h deste sábado (25) no horário local (13h em Brasília), mais de 1,8 milhão de pessoas havia assinado a petição, número 11 vezes maior que o necessário para que o tema seja debatido pelos parlamentares.

    O abaixo-assinado, criado por William Healey, defende que o governo "implemente uma regra de que caso a opção por ficar ou sair [da UE] tenha menos de 60% dos votos e menos de 75% de participação, deverá haver outro plebiscito".

    As petições online são analisadas por uma comissão, que determina quais delas serão levadas para discussão em plenário. A próxima reunião do grupo será na terça (28).

    A maior parte das pessoas que assinaram a petição veio de Londres, onde o voto por não sair da UE foi predominante, e de outras grandes cidades do país.

    Um outro abaixo-assinado virtual, no site Change.org, pede ao prefeito Sadiq Khan que declare a cidade de Londres como independente do Reino Unido e a filie à UE.

    Essa proposta soma 100 mil apoios. "Em vez de votarmos um contra o outro em todas as eleições, vamos fazer um divórcio oficial e seguir com nossos amigos no continente. Londres é uma cidade internacional e queremos permaneer no coração da Europa", diz o texto. assinado por James O'Malley.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024