• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 12:44:55 -03

    Ministro da Cultura diz estar em segurança e ter sido pego de surpresa

    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA
    MAURÍCIO MEIRELES
    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    15/07/2016 19h21 - Atualizado às 20h46

    Leo Pinheiro - 4.mar.2014/Valor
    Data: 04/03/2014 Editoria: Cultura Reporter: Joao Bernardo Local: Rio de Janeiro, RJ Pauta: Entrevista com o novo secretario nunicipal de cultura do Rio de Janeiro Setor: administracao publica Personagem: Marcelo Calero, secretario municipal de cultura do Rio, e presidente do comite Rio 450 fotografado no Rio 450 anos em Botafogo Tags: Rio, porta, rindo, Fotos: Leo Pinheiro/Valor ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***
    O ministro da Cultura Marcelo Calero

    Em viagem oficial à Turquia, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, disse nesta sexta-feira (15) ter sido pego de surpresa pela tentativa de golpe das Forças Armadas contra o presidente Recep Tayyip Erdogan.

    Por medida de segurança, a comitiva brasileira foi aconselhada a não sair do hotel em que está hospedada em Istambul e tem acompanhado pela televisão os movimentos de rua contrários à iniciativa militar.

    "A gente está em segurança", disse o ministro à Folha. "Após o jantar, regressei ao hotel a pé e não pude notar qualquer tipo de movimentação anormal. Foi uma grande surpresa", acrescentou.

    A comitiva da pasta já entrou em contato com a embaixada brasileira, que tem feito a ponte com o governo interino. Uma equipe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional) também participa da viagem.

    O ministro viajou à Turquia para sessão do comitê do patrimônio mundial da Unesco.

    Pela programação, neste sábado (16), seria anunciado o vencedor do título. O conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, é um dos candidatos.

    A ideia inicial é que a comitiva brasileira só retornasse ao Brasil no domingo (17), o que pode ser antecipado devido à instabilidade interna.

    "Falei com o ministro rapidamente, ele me pareceu tranquilo. Está no hotel. Ele e a equipe nem tentaram sair", afirmou Júnior Perim, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

    Célia Corsino, superintendente do Iphan em Minas Gerais, também está em Istambul acompanhando o ministro. "O que a gente sabe é que o Itamaraty já está tomando providências e pediu que os brasileiros ficassem em seus hotéis", ela disse à Folha. "Estamos basicamente em três hotéis aqui. Estou dentro do hotel e não vou sair. Está tudo fechado lá fora. Quem está dando suporte é o departamento de assuntos culturais do Itamaraty. Tudo está sendo monitorado."

    O MinC (Ministério da Cultura) divulgou uma nota reforçando que os brasileiros estão bem:

    "O Ministério da Cultura informa que a comitiva brasileira que acompanha a 40ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Istambul, está bem e aguarda no hotel os desdobramentos da situação na Turquia. Até o momento, não há a confirmação do cancelamento da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. A comitiva brasileira está em constante contato com o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e conta com o apoio do Consulado Geral do Brasil, em Istambul."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024