• Mundo

    Friday, 29-Mar-2024 05:19:27 -03

    Erdogan quer militares e inteligência sob seu comando, diz autoridade

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    28/07/2016 22h20

    Após mais de cinco horas de reunião do Conselho Militar Supremo nesta quinta -feira (28), uma autoridade turca disse a jornalistas que o presidente Recep Tayyip Erdogan pretende colocar as Forças Armadas e a agência nacional de inteligência sob o controle da Presidência após a tentativa fracassada de golpe militar do último dia 15.

    Hoje as duas se reportam ao primeiro-ministro, Binali Yildirim. Para atender ao desejo de Erdogan, o governista AKP teria de obter o apoio da oposição no Parlamento para mudar a Constituição.

    KAYHAN OZER /Presidência da Turquia/ AFP
    O presidente Recep Tayyip Erdogan assina documento em reunião do Conselho Militar Supremo
    O presidente Recep Tayyip Erdogan assina documento em reunião do Conselho Militar Supremo

    Como parte da tentativa de conter o poder do Exército, o ministro do Interior, Efkan Ala, disse que a polícia também será equipada com armamento pesado.

    Na reunião do Conselho, ficou definido que o chefe das Forças Armadas, Hulusi Akar, permanecerá no cargo. O chefe do Exército, Ihsan Uyar, e o chefe de treinamentos, Kamil Basoglu, porém, renunciaram horas antes do encontro.

    O grupo se reuniu um dia depois de o governo dispensar cerca de 1.700 militares que seriam suspeitos de atuar na tentativa de golpe.

    Na quarta (27), o governo também anunciou o fechamento de 131 veículos de comunicação e emitiu ordem de prisão contra 47 jornalistas.

    Os EUA e a União Europeia demonstraram nesta quinta preocupação diante da ofensiva turca contra a imprensa. "Como candidata a membro da UE, a Turquia deve aspirar os mais altos níveis democráticos, incluindo a liberdade de imprensa", disse a porta-voz da UE Maja Kocijancic.

    O chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, disse nesta quinta, que 88 funcionários que teriam ligação com o clérigo Fethullah Gülen –acusado por Erdogan de arquitetar o golpe– foram dispensados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024