• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 01:28:24 -03

    Erdogan quer colocar Forças Armadas sob controle direto da Presidência

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    30/07/2016 19h53

    O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou neste sábado (30) que pretende colocar os comandos das Forças Armadas e o Serviço Nacional de Inteligência sob controle direto de seu gabinete.

    A mudança é mais uma das medidas tomadas pelo dirigente turco após a tentativa de golpe militar contra ele em 15 de julho. Desde então, mais de 18 mil pessoas foram presas e 70 mil foram expurgadas do governo.

    Em entrevista ao canal A-Haber, ele disse que apresentará uma reforma constitucional ao Parlamento, onde tem a maioria, para aprovar a mudança constitucional para submeter as duas áreas à Presidência.

    Se aprovada a mudança, a Marinha, o Exército e a Força Aérea, que tinham comandos independentes, passarão a responder diretamente ao Ministério da Defesa, assim como ocorre no Brasil.

    Além dos comandos, os atuais hospitais militares passariam a ser dirigidos pelo Ministério da Saúde e as instituições educacionais serão fechadas e substituídas por uma universidade de defesa nacional.

    Erdogan afirma que precisa discutir as mudanças com os líderes da oposição antes de votá-las no Parlamento. No entanto, sua agremiação, o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), tem dois terços das cadeiras.

    Essas declarações foram dadas depois de uma mudança significativa nas Forças Armadas, com o afastamento de metade de generais (149 ao todo) após a tentativa de golpe.

    O presidente também afirmou que o estado de emergência poderá ser prolongado além do período de três meses aprovado caso seja necessário.

    EXPURGO

    A estrutura militar foi a principal atingida pelo expurgo promovido pelo presidente turco após a tentativa de golpe. Dentre eles, foram 1.684 oficiais de todas as patentes expulsos das Forças Armadas.

    Erdogan ainda demitiu 70 mil funcionários públicos, a maioria do Ministério da Educação, cancelou os passaportes de 49 mil pessoas, fechou 131 meios de comunicação e prendeu 89 jornalistas.

    Todos eles são acusados de ligação com Hizmet, movimento ligado ao líder religioso Fetullah Gülen, considerado por Erdogan o comandante do golpe contra ele. O clérigo, que mora nos EUA, nega qualquer envolvimento.

    O GRANDE EXPURGO DE ERDOGAN - Prisões e demissões em massa após golpe frustrado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024