• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 10:38:55 -03

    Manifestação a favor de presidente turco reúne milhares na Alemanha

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    31/07/2016 21h21

    Milhares de pessoas participaram neste domingo (31) em Colônia, no oeste da Alemanha, de um ato a favor do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e contra a tentativa de golpe de 15 de julho.

    A polícia afirma que 10 mil pessoas compareceram ao protesto, que ocorreu às margens do rio Reno. Já os ativistas estimaram o número de participantes em 50 mil.

    Vincent Kessler/Reuters
    Manifestante favorável ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, participa do ato em Colônia
    Manifestante favorável ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, participa do ato em Colônia

    Os manifestantes chegaram ao local com bandeiras turcas, fotos de Erdogan e cartazes contra golpe frustrado e o líder religioso Fetullah Gülen, apontado pelo líder como o principal articulador de sua derrubada.

    No final do evento, eles cantaram os hinos turco e alemão. A organização, porém, foi proibida pelas autoridades alemãs de exibir uma mensagem ao vivo do presidente turco a seus seguidores.

    A prefeitura de Colônia havia aprovado o protesto desde que não fossem exibidas mensagens de políticos turcos ou de porta-vozes no telão ou em solo. A Justiça alemã ratificou a decisão após um recurso dos organizadores do ato.

    O porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin, criticou a decisão, dizendo que "estava curioso para saber qual foi a razão" por trás da proibição, e pediu "explicações satisfatórias" às autoridades alemãs.

    Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que "não há espaço no país para trazer tensões políticas domésticas da Turquia e intimidar pessoas com outras convicções políticas".

    A comunidade turca é um dos maiores grupos de imigrantes da Alemanha. Além dos atos pró-Erdogan, pequenos grupos se manifestaram contra ele em outros bairros de Colônia.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024