• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 10:16:45 -03

    Avião da Emirates pega fogo após pouso forçado no aeroporto de Dubai

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    03/08/2016 07h59 - Atualizado às 18h17

    Reprodução/Twitter
    Avião da Emirates pega fogo após acidente ao pousar no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes)
    Avião da Emirates pega fogo após acidente ao pousar no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes)

    Um voo da Emirates com 300 pessoas a bordo pegou fogo após um pouso forçado na pista do Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, nesta quarta-feira (3).

    Segundo a companhia aérea —a maior do Oriente Médio—, todos os 282 passageiros e 18 tripulantes foram retirados do Boeing-777 em segurança, e não houve feridos, mas um bombeiro morreu durante a operação de resgate.

    O voo EK521 vinha da cidade indiana de Thiruvananthapuram. A Emirates informou que dois brasileiros estavam a bordo do voo.

    Todas as decolagens e pousos no aeroporto de Dubai, um dos mais movimentados do mundo, foram suspensos. O Escritório de Imprensa do governo de Dubai afirmou que os voos seriam retomados às 18h30 locais (11h30 desta quarta em Brasília).

    Um vídeo mostra as cenas da saída dos passageiros do Boeing-777. Pelas imagens, é possível ver os passageiros correndo até a porta traseira do avião e escorregando pela rampa de emergência do aeroporto.

    Alguns passageiros ainda tentaram abrir os compartimentos de bagagem e carregar suas malas, dificultando o esvaziamento da aeronave. Pelas imagens, é possível ouvir o alerta em inglês para que os passageiros deixassem todos os pertences dentro do avião.

    Saída do avião

    Ainda não se sabe a causa do acidente. A fabricante do avião, a americana Boeing, afirmou, em nota, que monitora a situação em Dubai e irá trabalhar com a Emirates para reunir mais informações.

    TREM DE POUSO

    De acordo com gravações de controle de tráfego aéreo citadas pelo Aviation Herald, site que monitora acidentes aéreos, controladores de voo em Dubai lembraram à tripulação do Boeing que baixasse o trem de pouso assim que teve início o processo de descida.

    Pouco depois, porém, a tripulação afirmou que estava abortando o pouso para "dar a volta", o que acabou não ocorrendo.

    Não está claro se o trem de pouso estava acionado quando o avião tocou o solo, às 12h45 locais (5h45 em Brasília). Uma família de passageiros que não quis se identificar afirmou à agência Reuters que o equipamento não funcionou e que a aeronave pousou "de barriga".

    Stringer/Reuters
    Avião da Emirates que pegou fogo após pousar no aeroporto internacional de Dubai; não houve feridos
    Avião da Emirates que pegou fogo após pousar no aeroporto internacional de Dubai; não houve feridos

    Veja

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024