• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 18:32:10 -03

    Partido governista da África do Sul sofre sua maior derrota eleitoral

    DA REUTERS

    06/08/2016 08h36

    O partido governista sul-africano sofreu sua maior derrota eleitoral no pleito municipal da última quarta-feira (3). Com 99% dos votos contabilizados, o Congresso Africano Nacional (ANC, na sigla em inglês) perdeu o governo de uma importante cidade portuária e pode ficar de fora da capital.

    O ANC governa praticamente sem oposição desde o fim do regime separatista do apartheid, em 1994, então liderado por Nelson Mandela (1918-2013). Mas seu poder foi abalado pelo desemprego em alta, uma economia estagnada e uma série de escândalos que mancharam a imagem do atual presidente, Jacob Zuma, que, em abril passado, sobreviveu a um pedido de impeachment.

    James Oatway-03.ago.2016/Reuters
    Locals cast their votes during the local government elections at the Johannesburg city hall, South Africa August 3,2016. REUTERS/James Oatway FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES. ORG XMIT: GGGJMS002
    Moradores depositam voto em urna na Prefeitura de Joanesburgo, nas eleições municipais sul-africanas

    O partido perdeu para a rival Aliança Democrática o governo na Baía Nelson Mandela, municipalidade que incluiu a cidade de Port Elizabeth, centro industrial e importante porto do país.

    A Aliança aparece à frente ainda em Tshwane, onde fica a capital Pretória. A ANC tem uma pequena liderança na capital econômica Joanesburgo. Nessas duas regiões, contudo, o resultado está muito apertado para cravar uma vitória. O resultado oficial deve ser divulgado às 18h (11h) deste sábado (6).

    O resultado das eleições municipais deve redesenhar o cenário político sul-africano antes do pleito presidencial de 2019. Especialistas dizem que pode ser a oportunidade de rivais de Zuma ganharem espaço na liderança do ANC.

    A Aliança manteve ainda o controle da Cidade do Cabo, que governa desde 2006.

    "[Estes resultados] sinalizam a todos que a maré no nosso país está mudando", disse Mmusi Maimane, líder da Aliança Democrática. Maimane foi eleito, no ano passado, o primeiro negro líder da legenda, em um esforço para afastar a imagem de que o partido defende apenas os interesses da população branca.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024