• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 10:44:52 -03

    Grupo armado abre fogo em mercado e mata ao menos 15 na Índia

    DA AFP

    06/08/2016 10h16

    Biju Boro/AFP
    A villager looks at the blood stains on the floor of a shop after a militant attack on a market at Balajan Tinali, in the Kokrajhar district of Assam, on August 6, 2016. The death toll from an attack in India's northeastern Assam state, where gunmen opened fire on a busy market, jumped to 15 on August 6, as three more people succumbed to their injuries. / AFP PHOTO / Biju BORO
    Morador observa manchas de sangue em mercado onde 15 morreram após grupo armado abrir fogo

    Um grupo de seis homens armados abriu fogo nesta sexta-feira (5) em um mercado lotado de Assam, no noroeste da Índia, deixando ao menos 15 mortos.

    Entre as vítimas, está um ativista de uma facção da Frente Nacional Democrática de Bodoland, grupo separatista que reivindica há décadas um território independente para as tribos indígenas bodo.

    A polícia chegou a perseguir o grupo e um dos integrantes foi morto.

    Segundo o ministro de Saúde regional, Himanta Biswa Sarma, cerca de 900 policiais e soldados foram deslocados para reforçar a segurança no local do ataque, situado a 220 quilômetros a oeste da capital regional Guwahati e perto da fronteira com o Butão.

    O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou em seu perfil no Twitter que estava chocado com o ataque, que condenou firmemente.

    O Estado de Assam é marcado por uma longa história de conflitos entre as tribos indígenas bodo, os colonos muçulmanos e a comunidade adivasi.

    Nos últimos anos, os bodos lançaram vários ataques contra os muçulmanos e os adivasi. Em 2014, milhares de pessoas fugiram da região após uma série de ataques coordenados pelos rebeldes armados que deixaram ao menos 69 mortos, entre eles 18 menores.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024