• Mundo

    Friday, 17-May-2024 06:59:57 -03

    Medo de atentados causou queda de 10% no turismo estrangeiro na França

    DA REUTERS

    07/08/2016 10h49

    O número de noites passadas por turistas estrangeiros em hotéis franceses caiu 10% de janeiro a junho, comparado ao mesmo período do ano passado. O ministro de Turismo francês atribuiu a queda ao medo de novos atentados terroristas no país.

    Em menos de dois anos, o país foi alvo de quatro ataques. Em janeiro de 2015, homens armados invadiram a redação do semanário satírico "Charlie Hebdo", em Paris, e mataram 12 pessoas. Em 13 de novembro do mesmo ano, atentados deixaram 130 mortos na capital francesa e imediações.

    Christian Hartmann - 12.jun.2016/Reuters
    Notre-Dame Cathedral on the edge of the Seine river is seen at sunset in Paris, France, June 12, 2016. REUTERS/Christian Hartmann ORG XMIT: CHM02
    Catedral de Notre Dame vista ao entardecer em Paris

    Em 14 de julho último, 85 foram mortos em Nice por um caminhão. Doze dias depois, um padre foi degolado na Normandia.

    Segundo o ministro Matthias Fekl, turistas que costumam gastar bastante, como os americanos, asiáticos e do golfo árabe, foram os que mais deixaram de vir ao país, que tem na indústria turística uma parcela importante de sua economia. Isso fez com que os hotéis de alta classe tenham sofrido mais do que os outros.

    Feki disse que turistas de outros países europeus, que representam 80% do total, não deixaram de vir à França.

    O impacto da queda no turismo foi sentido principalmente na capital Paris e nos seus arredores. Em outras regiões do país, o número de turistas estrangeiros cresceu 2% no primeiro semestre.

    A fuga dos turistas contribuiu para a queda na receita do grupo francês de hotelaria Accor. Executivos da companhia aérea Air France-KLM disseram esperar que seus lucros caiam no período de julho e agosto, ápice do verão europeu, devido à situação na França.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024