Um em cada cinco republicanos querem que o empresário Donald Trump, candidato do partido à Casa Branca, desista da candidatura.
Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira (10) aponta que 19% dos republicanos defendem que o empresário se retire da corrida eleitoral, enquanto 70% acreditam que ele deve ficar —10% não souberam responder.
O levantamento ouviu 396 eleitores republicanos registrados, entre os dias 5 e 8 de agosto. A margem de erro é de seis pontos percentuais.
Sara D. Davis/AFP | ||
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, em comício na Carolina do Norte nesta terça |
Entre todos os 1.162 eleitores registrados ouvidos pela pesquisa não necessariamente ligados a um partido, 44% acham que Trump deveria desistir. A margem de erro considerando esse universo é de três pontos percentuais.
Os números refletem o estado de turbulência interna em que se encontra o Partido Republicano. Na segunda-feira (8), carta aberta assinada por 50 nomes da legenda criticou duramente o empresário nas áreas de segurança e política externa.
Na semana passada, Trump foi criticado por figurões da legenda, como o senador John McCain (presidenciável derrotado em 2008), após Trump atacar a família de um militar americano muçulmano morto no Iraque.
Nesta segunda, Evan McMullin, ex-republicano e ex-agente da CIA, anunciou candidatura independente à Casa Branca.
[an error occurred while processing this directive]