• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 09:46:49 -03

    Inundações no Sul dos EUA deixam oito mortos e 40 mil casas danificadas

    DE SÃO PAULO

    16/08/2016 15h05

    As fortes inundações que atingem o sul dos Estados Unidos já deixaram ao menos oito mortos no Estado da Louisiana, segundo o governador John Bel Edwards. Pelo menos 40 mil casas foram danificadas no que foi classificado como um desastre, e oito mil pessoas continuam em abrigos.

    O presidente Barack Obama declarou estado de catástrofe natural. Isso permite conceder fundos federais de emergência para ajudar as vítimas.

    AFP
    Imagem aérea mostra área alagada de Baton Roude, na Louisiana
    Imagem aérea mostra área alagada de Baton Roude, na Louisiana

    Segundo estatísticas do governo, 30 mil pessoas precisaram ser resgatadas após as fortes chuvas que atingiram o Estado por 48 horas a partir de sexta-feira (12).

    A interrupção nas chuvas desde o começo desta semana permitiu que parte do Estado voltasse à normalidade, mas o governo alerta que continua em alerta para novos resgates e áreas que continuam sob água.

    No total 12 áreas da cidade de Baton Rouge estão sob estado de emergência, e 40 mil pessoas solicitaram ajuda do órgão de auxílio do governo norte-americano.

    Somente na região de Livingston, cerca de 75% das casas tiveram perda total.

    Segundo o governo, rios continuam com nível de água muito alto na região de Baton Rouge. A população tem tentado usar sacos de areia para evitar a passagem da água, mas ainda há risco de novas inundações.

    Segundo a Guarda Nacional de Louisiana, cerca de 1.700 militares foram mobilizados.

    Os soldados, usando botes, helicópteros e veículos para água - distribuíram 600.000 sacos de areia e milhares de garrafas de água e rações de alimentos.

    A Cruz Vermelha americana também mobilizou um grande número de voluntários, que organlizaram coletas para as vítimas das inundações.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024