• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 01:30:21 -03

    Irã mostra pela primeira vez seu novo sistema antiaéreo

    DA AFP

    21/08/2016 11h05

    O Irã mostrou neste domingo (21) pela primeira vez seu novo sistema antiaéreo, comparável com o S-300 russo e construído localmente enquanto o país estava sob sanções internacionais, o que demonstra a determinação da república islâmica em desenvolver suas capacidades militares.

    As imagens divulgadas pelos diversos meios de comunicação iranianos mostram o presidente Hassan Rohani e o ministro de Defesa Hossein Dehghan próximos ao novo sistema, denominado Bavar 373.

    Em maio passado, o general Dehghan já havia anunciado que o "sistema antiaéreo iraniano Bavar 373" é "capaz de destruir mísseis de cruzeiros, drones, aviões de combate e mísseis balísticos". O equipamento pode também destruir "vários objetos de uma vez".

    Reuters
    O presidente iraniano Hassan Rohani (terceiro à esquerda) e o ministro de Defesa Hossein Dehghan (segunda à esquerda) em frente ao novo Bavar 373
    O presidente iraniano (terceiro à esquerda) e o ministro de Defesa Hossein Dehghan (segunda à esquerda) em frente ao novo Bavar 373

    Em discurso, o presidente Rohani afirmou que a capacidade militar do Irã foi duplicada, se comparada ao ano passado.

    "Se somos capazes de negociar com as potências mundiais é graças a nossa força nacional, nossa unidade nacionais", declarou o presidente.

    SANÇÕES INTERNACIONAIS

    O Irã decidiu investir neste projeto quando a Rússia suspendeu o contrato para entrega do sistema S-300 devido às sanções internacionais impostas contra Teerã.

    Irã e Rússia haviam fechado em 2007 um acordo para a entrega do sistema, mas, em 2010, Moscou suspendeu o contrato devido à resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o controverso programa nuclear iraniano.

    Em 2015, pouco antes de chegar a um acordo internacional sobre o programa nuclear, a Rússia voltou a autorizar a entrega do S-300 —parte deles foi recebida pela república islâmica—, apesar das críticas dos Estados Unidos e de Israel, já que o sistema dificulta um possível ataque às instalações nucleares do país.

    "Não queríamos fazer uma versão iraniana do S-300, queríamos construir um sistema iraniano, e fizemos, e decidimos chama-lo de Bavar 373. Esse sistema tem todas as capacidades do S-300", declarou Deghan no sábado (20).

    YES, WE CAN

    Os Estados Unidos seguem impondo sanções ao Irã, devido a seu programa de mísseis balísticos e seu apoio a certos grupos, como o libanês Hezbollah e outros grupos palestinos considerados "terroristas" por Washington.

    Mesmo após o acordo nuclear, firmado em janeiro passado, o Irã continua a desenvolver suas capacidades militares e balísticas.

    Paralelamente às imagens mostradas sobre o sistema Bavar 373, Rohani também apresentou o primeiro motor turbojato construído por engenheiros da indústria de Defesa.

    "A república islâmica do Irã faz parte dos oito países no mundo que dominam a tecnologia para a construções desses motores", afirmou Dehghan.

    Segundo o general, "esse turbojato tem capacidade de voar 50 mil pés e pode ser instalado em aviões de, no máximo, dez toneladas.

    No motor, está marcada a inscrições "Ma mitavanim" —"podemos", em persa— que recorda o slogan da propaganda eleitoral do presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também uma frase repetida numerosas vezes pelo ex-presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024