• Mundo

    Thursday, 18-Apr-2024 13:22:29 -03

    É impossível isentar turcos de visto para a UE, diz premiê húngaro

    PATRÍCIA CAMPOS MELLO
    ENVIADA ESPECIAL AO RIO

    21/08/2016 21h14

    O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, afirmou neste domingo (21) que "é impossível" isentar os turcos de visto para entrar na União Europeia (UE).

    Um dos pontos do acordo entre a UE e a Turquia para estancar o fluxo de refugiados foi a eliminação da necessidade de vistos para os turcos entrarem na Europa. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que, caso a UE não cumpra seu acordo, ele pode liberar ônibus de refugiados para entrarem na UE.

    "Os países europeus não podem cumprir essa promessa que fizeram à Turquia", disse Orban à Folha. O líder húngaro está no Rio para o encerramento dos Jogos Olímpicos.

    AFP / ATTILA KISBENEDEK
    Hungarian Prime Minister Viktor Orban addresses a press conference at the Delegation Hall of the parliament building in Budapest on February 24, 2016. Hungary will hold a referendum on whether to accept mandatory EU quotas for migrants, Prime Minister Viktor Orban said, protesting that Brussels has no right to "redraw Europe's cultural and religious identity." / AFP / ATTILA KISBENEDEK ORG XMIT: ATT12041
    Premiê húngaro, Viktor Orban, em coletiva de imprensa em Budapeste, em fevereiro

    Ele afirmou que a questão de isentar de vistos os turcos "é um enorme problema, uma questão delicada", mas que não está preocupado com a ameaça turca. "A Turquia não pode fazer isso porque a fronteira húngara é a porta de entrada para a Europa, e nós defendemos nossa fronteira 100%", disse.

    Recentemente, Orban afirmou que o republicano Donald Trump tem a melhor política externa para a UE. No domingo (21), em recepção no Itamaraty do Rio, o chanceler José Serra perguntou a Orban: "É verdade que você apoia Trump?" O húngaro teria respondido que sim, que essa é a posição de seu partido.

    À Folha, Orban afirmou: "Sim, a política externa de Trump seria melhor para nós. Os democratas acham que não deveria haver controle da entrada de migrantes na Europa, o que é muito perigoso. Trump defende o controle dos migrantes. E ele é contra a política de construir democracias em outros países, e eu concordo com ele."

    Ele defendeu o mandato de Erdogan e a estabilidade na Turquia. "Se a Turquia não tiver estabilidade, toda a região terá problemas. Precisamos apoiar o governo turco."

    Mas o húngaro afirmou que a aprovação da pena de morte pelo governo turco, que está em estudo, inviabilizaria a entrada do país na UE.

    CASO BRASILEIRO

    Sobre o processo de impeachment no Brasil, Orban disse: "Defendemos que o processo seja concluído o mais rápido possível, para que haja uma sociedade e um governo estáveis. O Brasil precisa ser estável, é um país com muita força, tem recursos naturais e ótimo perfil demográfico, não tem problema de envelhecimento populacional como a Europa", afirmou.

    Indagado se a entrada de refugiados não ajudaria a solucionar o problema demográfico na UE, foi taxativo: "Nunca. Eles podem causar um problema mais sério, porque eles constroem uma sociedade paralela na Europa. Os migrantes chegam com um conceito cultural diferente, e essas sociedades paralelas sao perigosas e desestabilizadoras para os países da UE. Queremos manter o caráter do povo húngaro como uma sociedade integrada."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024