• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 03:18:31 -03

    eleições nos eua

    Trump promete expulsar imigrantes ilegais em primeiro dia no cargo

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    28/08/2016 08h30 - Atualizado às 13h10

    O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump vinculou neste sábado (27) a imigração clandestina ao desemprego e prometeu expulsar centenas de milhares de delinquentes que residem ilegalmente nos Estados Unidos já no início de seu eventual mandato, que começaria em janeiro de 2017.

    "No primeiro dia, expulsarei rapidamente os imigrantes criminosos deste país, entre eles centenas de milhares que foram postos em liberdade sob a administração Obama-Clinton", declarou o candidato republicano em ato organizado em Iowa (centro-norte) pela senadora republicana local Joni Ernst.

    Trump insistiu em seu projeto de construir um grande muro na fronteira com o México e em seu plano de reforçar os controles para localizar os imigrantes ilegais que tentarem se beneficiar da previdência social ou os estrangeiros que permanecerem sem visto em território americano.

    "Se não controlarmos as datas de expiração dos vistos, nossa fronteira permanecerá aberta, é simples assim", afirmou.

    O magnata comprometeu-se a anular os decretos do presidente Barack Obama, que regularizaram de forma temporária a residência de milhares de imigrantes e prometeu deixar os policiais fronteiriços "finalmente fazer o trabalho para o qual foram recrutados".

    "Um voto em Trump é um voto no Estado de direito, um voto em (Hillary) Clinton é um voto a favor das fronteiras abertas", declarou, em alusão à sua adversária democrata.

    Ele repetiu sua convocação ao eleitorado negro, lançada há vários dias. Após descrever a pobreza que afeta a comunidade negra e lembrar a morte de uma jovem mãe de família atingida por uma bala perdida na cidade de Chicago, Trump perguntou ao público: "O que têm a perder?".

    Segundo afirmou, só uma nova política econômica e uma mudança de dirigentes permitirão resolver os problemas que afetam os negros americanos, enquanto a expulsão dos imigrantes ilegais permitiria absorver o desemprego.

    "Cada vez que um cidadão negro ou qualquer cidadão perde o seu trabalho por causa de um imigrante clandestino, os direitos destes cidadãos americanos são absolutamente violados", afirmou.

    "TRUMP PSICOPATA"

    Um ex-assessor do presidente Barack Obama rotulou Donald Trump um "psicopata" neste domingo (28), dizendo que o candidato presidencial republicano corresponde à definição clínica do transtorno de personalidade.

    Com um pouco mais de dois meses antes da eleição dos EUA em 8 de novembro, os comentários de David Plouffe, ex-assessor do presidente Barack Obama e gerente de sua campanha presidencial de 2008, marcam uma nova escalada de uma série de golpes trocados entre o lado de Trump e de sua rival democrata Hillary Clinton.

    "Basicamente, você tem um psicopata concorrendo para presidente. Quer dizer, ele se enquadra na definição clínica", disse Plouffe em uma entrevista no programa da NBC "Meet the Press".

    Quando desafiado, Plouffe reconheceu que não tinha diploma em psicologia, mas listou o que disse serem os sintomas do empresário de Nova York: "noção grandiosa de autoestima; mentira patológica; falta de empatia e remorso".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024