• Mundo

    Friday, 03-May-2024 01:00:32 -03

    Obama pede união de americanos contra terrorismo e critica Trump

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/09/2016 21h36

    O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo neste sábado (10) aos americanos para que continuem unidos ante a ameaça do terrorismo na véspera do 15º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001.

    Em sua mensagem de rádio semanal, ele aproveitou para criticar o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, que prometeu barrar a entrada de muçulmanos nos EUA como medida contra grupos extremistas.

    "Não podemos desistir diante daqueles que querem nos dividir. Não podemos reagir de maneira que provocariam a erosão do tecido de nossa sociedade".

    Para o democrata, "a diversidade e a forma como tratamos todos de forma justa" é o que ajuda a manter os EUA grandes e fortes.

    "Se permanecemos leais a estes valores, vamos manter o legado daqueles que nós perdemos e manteremos nossa nação forte e livre", completou o presidente.

    Ao citar especificamente o 11 de Setembro, Obama destacou a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, o fortalecimento da segurança interna e a prevenção de outros atentados.

    Porém, disse que a "ameaça terrorista evoluiu", em referência aos ataques à maratona de Boston, em 2013, San Bernardino, em dezembro passado, e à boate LGBT Pulse, em Orlando, em junho.

    "No Afeganistão, Iraque, Síria e além, nós continuaremos implacáveis contra terroristas como Al Qaeda e o Estado Islâmico. E vamos continuar fazendo tudo que estiver em nosso alcance para proteger nosso território."

    EVENTOS

    O presidente americano deverá participar, como nos últimos anos, das homenagens na Casa Branca, onde deverá fazer um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados em Nova York, no Pentágono e na Pensilvânia.

    Donald Trump e sua rival na disputa pela Presidência, Hillary Clinton, participarão das homenagens no chamado Ground Zero, em Nova York, onde ficavam as torres gêmeas do antigo World Trade Center.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024