• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 03:53:51 -03

    eleições nos eua

    Donald Trump apresenta seu histórico médico em programa de saúde na TV

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/09/2016 21h03

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, entregou um resumo de seus exames de saúde mais recentes a um médico que apresenta um programa na TV americana. O conteúdo do documento, que tem apenas uma página, não foi divulgado.

    A presença de Trump no "Dr. Oz Show", que vai ao ar nesta quinta (15), foi divulgada como contraponto à sua adversária democrata.

    Reuters
    O republicano Donald Trump entrega seu histórico médico ao apresentador Dr. Oz na TV dos EUA
    O republicano Donald Trump entrega seu histórico médico ao apresentador Dr. Oz na TV dos EUA

    No fim de semana, Hillary Clinton teve que suspender parte da sua campanha por causa de uma pneumonia. Em vez de debater de forma abrangente sua condição de saúde no programa, entretanto, Trump apenas entregou ao médico-celebridade Mehmet Oz o exame realizado há uma semana por Harold Bornstein, médico que acompanha Trump há anos.

    Segundo um comunicado do programa de TV sobre saúde, o "doutor Oz fez uma avaliação completa" do candidato republicano, incluindo seu sistema nervoso, sua saúde cardiovascular, a situação da sua próstata e até mesmo o histórico da sua família.

    Bornstein já havia divulgado uma nota declarando publicamente que Trump, que tem 70 anos, seria o presidente mais saudável da história, caso fosse eleito.

    Em uma entrevista à rede de TV Fox News no início da semana, Trump disse que a saúde dos candidatos à Presidência é um tema importante na campanha. Ele prometeu divulgar "números muito, muito, muito específicos" sobre sua situação médica.

    Segundo Sarah Sanders, uma das assessoras da campanha do republicano, Trump está acima do peso ideal, mas sua saúde está em ótimo estado.

    "Ele admitiu que pode perder alguns quilos, mas, fora isso, ele está incrivelmente bem de saúde", disse.

    HILLARY

    Lisa Bardack, médica da candidata democrata, divulgou uma carta nesta quarta (14) dizendo que Hillary, de 68 anos, "está se recuperando bem" da pneumonia que a afastou da campanha e continua "apta a servir como presidente dos Estados Unidos".

    Hillary passou por novos exames, que mostraram infecção leve, e está fazendo tratamento com antibióticos.

    Sob pressão por não ter sido transparente em relação à situação de saúde da candidata, a campanha democrata prometeu publicar informações detalhadas sobre seu quadro médico ainda nesta semana. Segundo comunicado, ela está com a pressão arterial sob controle, tem níveis saudáveis de colesterol, além de não ter apresentado alterações em sua mamografia.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024