• Mundo

    Friday, 17-May-2024 05:22:44 -03

    eleições nos eua

    Jimmy Fallon vira centro de polêmica ao bagunçar cabelo de Trump na TV

    MARCELO NINIO
    DE WASHINGTON

    16/09/2016 22h27

    Pela primeira vez na atual campanha presidencial, as controvertidas declarações de Donald Trump não foram o que mais chamou a atenção numa entrevista do bilionário candidato republicano.

    Convidado do programa "Tonight Show" nesta quinta-feira (15), Trump teve o cabelo bagunçado por Jimmy Fallon, que comanda a atração, gerando um dos momentos mais inusitados de uma campanha nada convencional.

    O gesto causou polêmica —mas desta vez quem está no alvo das críticas é o comediante Fallon, por ter supostamente ajudado a "humanizar" a imagem do bilionário.

    Andrew Lipovsky/AFP
    Jimmy Fallon bagunça o cabelo de Trump em programa que foi ar na noite de quinta-feira (15)
    Jimmy Fallon bagunça o cabelo de Trump em programa que foi ar na noite de quinta-feira (15)

    Há tempos o penteado de Trump é motivo de curiosidade e galhofa entre o público e a imprensa dos EUA, além de ser um prato cheio para humoristas. Nos últimos anos houve intermináveis especulações e piadas sobre o tema.

    Alvo constante de Fallon, o bilionário apareceu no programa do comediante sem a agressividade que costuma mostrar em seus comícios e não foi pressionado pelo apresentador.

    Poucos esperavam perguntas duras de Fallon, conhecido pelo estilo amigável. Mas a brincadeira com que terminou a entrevista foi demais para os críticos de Trump.

    "Na próxima vez que nos encontrarmos você poderá ser o presidente dos EUA, então eu queria saber se há algo que podemos fazer que não é presidenciável", disse o comediante. "Posso bagunçar o seu cabelo? Serei gentil."

    Hesitante, Trump concordou e o Fallon passou a mão em sua cabeça por quatro segundos. A plateia veio abaixo, mas não o cabelo de Trump, que tentava colocar o topete de volta com um sorriso envergonhado, sob aplausos.

    A cena provocou uma torrente de reações nas redes sociais e na imprensa. Para a revista "GQ" foi um momento "constrangedor", equivalente a "assistir a um ditador sendo 'divertido' numa TV estatal".

    "Uma das razões da ascensão de Trump tem sido a eficaz fusão entre o entretenimento e a indústria das campanhas eleitorais. Fallon acelerou esse processo", disse a revista política "The Atlantic".

    A bagunçada de Fallon, porém, não resolveu o mistério capilar do bilionário. Uma reportagem de 2015 do site de mídia Gawker dizia que o cabelo de Trump é fruto de um tratamento de entrelaçamento de US$ 60 mil e é feito por uma única clínica no mundo, a Ivari Intenational, com sede na Trump Tower. Na época, a clínica contestou a maior parte da reportagem.

    A rival de Trump, a democrata Hillary Clinton, foi a convidada de Fallon no programa da noite desta sexta (16).

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024