• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 04:08:51 -03

    Sobe para 162 número de migrantes mortos após naufrágio no Egito

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    23/09/2016 15h09

    Subiu para 162 o número de migrantes mortos após o naufrágio de um barco de pesca no litoral do Egito, informou nesta sexta-feira (23) o Ministério da Saúde egípcio.

    Os sobreviventes indicaram que 450 pessoas se encontravam a bordo do barco de pesca que deveria levá-los para a Itália quando a embarcação virou e começou a afundar diante do porto egípcio de Rosetta, na quarta-feira (21).

    No início, autoridades egípcias haviam informado que o barco levava 600 pessoas a bordo. Segundo a OIM (Organização Internacional de Migrações), a maioria dos sobreviventes desse naufrágio são egípcios. A embarcação afundou a cerca de 20 km da costa.

    Mohamed Abd El Ghany/Reuters
    Socorristas carregam corpo de migrante que morreu em naufrágio de barco de pesca no litoral do Egito
    Socorristas carregam corpo de migrante que morreu em naufrágio de barco de pesca no litoral do Egito

    As autoridades egípcias prenderam quatro suspeitos de serem traficantes de seres humanos e responsáveis pela tragédia.

    Na última terça-feira (20), o Exército egípcio anunciou ter interceptado um navio que transportava 68 migrantes. Na quarta (21), interceptou outro com 294 pessoas a bordo.

    Mais de 300.000 migrantes e refugiados cruzaram em 2016 o mar Mediterrâneo para chegar à Europa, principalmente à Itália, segundo o Acnur (braço da ONU para refugiados).

    Este número é inferior ao registrado nos nove primeiros meses de 2015 (520.000), mas é superior ao desse período de 2014 (216.054).

    Os traficantes usam barcos em estado calamitoso, que são sobrecarregados de migrantes que pagam uma fortuna pela viagem.

    O naufrágio acontece meses depois que a Frontex (agência europeia de controle de fronteiras) expressou preocupação pelo número cada vez maior de migrantes que tentam chegar à Europa a partir do Egito.

    "Neste ano o número é de mil travessias de barco do Egito à Itália", afirmou o diretor da Frontex, Fabrice Leggeri, confirmando que desde o fechamento da rota dos Bálcãs as partidas são feitas a partir da costa norte da África, em particular da Líbia.

    No início deste mês, cerca de 3.400 migrantes foram resgatados na costa da Líbia, de acordo com a Guarda Costeira italiana. Eles partiram do norte da África a bordo de oito lanchas pneumáticas sobrecarregadas e dois barcos de pesca.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024