• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 12:35:37 -03

    eleições nos eua

    Rival de Trump nas prévias, Ted Cruz recua e anuncia voto no empresário

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    23/09/2016 17h32

    Dois meses após discursar na convenção republicana e ser vaiado ao não pedir voto para o candidato do partido, Donald Trump, o senador ultraconservador Ted Cruz disse nesta sexta-feira (23) que irá votar no empresário.

    "Depois de muitos meses de consideração profunda, orações e uma busca em minha consciência, eu decidi que no dia da eleição eu votarei no candidato republicano, Donald Trump", escreveu Cruz.

    Timothy A. Clary/AFP
    O senador republicano Ted Cruz discursa na convenção do partido, em julho; à época, ele não pediu voto em Trump
    O senador republicano Ted Cruz discursa na convenção do partido, em julho, e não pede voto em Trump

    O senador já chamou o bilionário de Nova York de "mentiroso patológico" e "completamente amoral". "Donald irá trair seus eleitores em todos os temas", afirmou o senador evangélico em maio, quando se retirou da disputa pela indicação republicana.

    Na convenção republicana, em julho, Cruz pediu aos correligionários que votassem "de acordo com sua consciência", sem mencionar o nome de Trump, consagrado candidato no evento.

    Ele explicou sua mudança de posição em um post no Facebook.

    "Primeiro, no ano passado, prometi apoiar o indicado republicano. E eu pretendo manter minha palavra", escreveu Cruz. "Segundo, mesmo que eu tenha tido discordâncias significativas com nosso indicado, de todas as formas Hillary Clinton é totalmente inaceitável. É por isso que eu sempre fui #HillaryJamais."

    Pesquisas realizadas após a convenção mostraram que a popularidade de Cruz diminuiu, tanto nacionalmente como em seu Estado, o Texas. Seus eleitores passaram a pressioná-lo para que declarasse voto em Trump a fim de evitar a vitória de Hillary.

    Foi esse o tom do texto que Cruz publicou em seu Facebook nesta sexta.

    "Hillary Clinton é manifestamente inadequada para ser presidente, e suas políticas irão prejudicar milhões de americanos. Donald Trump é a única coisa que está em seu caminho."

    Jim Young/Reuters
    Donald Trump (centro) e Ted Cruz (à dir.) em debate dos pré-candidatos do Partido Republicano, em março
    Donald Trump (centro) e Ted Cruz (à dir.) em debate dos pré-candidatos republicanos, em março

    Cruz terminou as primárias republicanas em segundo lugar. Durante a disputa, o senador protagonizou diversos embates com Trump.

    Em um dos debates, por exemplo, os dois se engalfinharam numa discussão que envolveu até ofensas às suas mulheres, Heidi Cruz e a ex-modelo Melania Trump.

    Em nota divulgada nesta sexta, Trump agradeceu o apoio do antigo adversário. "Eu estou muito honrado pelo apoio do senador Cruz. Nós lutamos a batalha e ele foi um duro e brilhante oponente. Eu estou ansioso em trabalhar com ele por muitos anos para fazer a América grande de novo."

    O anúncio de Ted Cruz ocorre em um momento de acirramento da corrida presidencial, com Hillary perdendo pontos e Trump ultrapassando a democrata em dois Estados-chave para a disputa, Flórida e Ohio.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024