• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 08:40:04 -03

    Acordo com segunda guerrilha é novo teste colombiano

    SYLVIA COLOMBO
    ENVIADA ESPECIAL A BOGOTÁ

    29/09/2016 02h02

    Após a assinatura do acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), na última segunda (26), em Cartagena, o governo colombiano anunciou que pretende iniciar as negociações em fase aberta com o ELN (Exército de Libertação Nacional), até então a segunda maior guerrilha do país, ainda em atividade.

    Governo e ELN já conversam na chamada fase secreta, quando negociadores de ambos os lados definem, em locais e datas desconhecidos, a agenda das discussões.

    Jaime Saldarriaga - 16.jul.2013/Reuters
    Grupo de guerrilheiros do ELN que desertou e entregou armas ao governo em julho de 2013
    Grupo de guerrilheiros do ELN que desertou e entregou armas ao governo em julho de 2013

    Na última terça (27), Santos disse que esse planejamento já está concluído, e inclui, de modo geral, os mesmos itens do documento das Farc : reparação a vítimas, reforma agrária, Justiça especial e participação política.

    A dificuldade, porém, é que o governo colocou como requisito obrigatório ao início das conversas a entrega imediata dos reféns que estão em poder da guerrilha.

    O ELN respondeu que esta não poderia ser uma exigência inicial para a negociação e se nega a cumpri-la agora.

    Em vez disso, anunciou que cessaria atividades de ataques ao Exército e à população civil, num cessar-fogo unilateral, especialmente nos dias que antecedem o plebiscito das Farc (domingo, dia 2) como demonstração de boa vontade para abrir as conversas.

    Segundo explicou à Folha o negociador do governo Frank Pearl, o ELN, por seus princípios ideológicos, não aceita que se repita um aspecto da negociação das Farc: distante do país e sem o conhecimento da sociedade até sua conclusão (o acordo com as Farc foi feito em Havana e teve pouquíssimas informações vazadas até ser concluído).

    O ELN quer uma participação da sociedade maior, mais transparência e pede que as conversas sejam realizadas na Colômbia, disse Pearl.

    Apesar dos entraves hoje existentes, o ELN anunciou, logo depois da assinatura do acordo com as Farc: Estamos prontos para a fase pública para dar continuidade ao acordado e buscar saídas às dificuldades.

    O ELN nasceu também nos anos 1960 e se define como uma guerrilha marxista com bandeiras parecidas às das Farc, exigindo melhor distribuição de terras e mais participação política.

    Enquanto as Farc, porém, abraçaram rapidamente o narcotráfico, o ELN, embora se envolva também com o tema, financia suas atividades essencialmente com a extorsão. Sua principal forma de pressão é o sequestro. Além disso, tem também na religião uma forte base desde sua fundação.

    Editoria de arte/Folhapress

    Um de seus principais inspiradores é o padre guerrilheiro Camilo Torres, e seu líder histórico mais importante foi o padre Manuel Pérez Martínez, o cura Pérez.

    O governo tem pressa em acertar a paz com o ELN porque teme que dissidentes das Farc, que não aceitem o acordo, passem para as filas do ELN, como já ocorreu com parte de um batalhão, há alguns meses.

    Outra preocupação é que o ELN se apodere de rotas de tráfico ou zonas em que as Farc praticavam extorsão ou realizavam mineração de forma irregular e simplesmente as substituam.

    Hoje contando com cerca de 5.000 membros, o ELN atua principalmente nos departamentos de Arauca, Boyacá, Casanare, Tolima, Antioquia, Cauca e Nariño.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024