• Mundo

    Monday, 06-May-2024 11:26:18 -03

    Furacão Matthew mata ao menos 7 no Haiti e na República Dominicana

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/10/2016 08h14 - Atualizado às 17h14

    O furacão Matthew, o mais feroz no Caribe em quase dez anos, chegou ao Haiti nesta terça-feira (4) com ventos de até 230 km/h e fortes tempestades.

    Ao menos sete pessoas morreram —três no Haiti e quatro na vizinha República Dominicana.

    No Haiti, mais de 9.000 pessoas foram encaminhadas para abrigos. Os temores são agravados devido à precária infraestrutura das casas de muitos moradores do país, que é o mais pobre das Américas.

    A região sul, a mais afetada pela passagem do furacão, ficou isolada após o desabamento de uma ponte. A Route Nationale 2, estrada que leva para a ponte La Digue, é a única que liga a capital Porto Príncipe à península do sul do país.

    "Uma reunião de emergência está sendo realizada para restaurar o acesso, mas vai ser difícil encontrar uma rota alternativa", disse o porta-voz da Defesa Civil, Edgar Celestin, à agência de notícias AFP.

    Com os ventos chegando a 230 km/h, o Matthew encaixa-se na categoria 4 da escala Saffir-Simpson (veja vídeo abaixo).

    Categorias de furacões

    Em decorrência do furação, a eleição presidencial no país, marcada para o dia 9 de outubro, foi adiada. Não há ainda nova data para o pleito.

    Nesta segunda (3), as autoridades do país tentaram convencer os moradores de favelas a ir para abrigos temporários, montados em escolas e igrejas. Nas cidades costeiras de Les Cayes e Jeremie, ao menos 1.200 pessoas receberam abrigo.

    Entretanto, muitos moradores resistem a ir para os abrigos, temendo ser saqueados se abandonarem suas casas.

    "Se perdermos nossas coisas, não as recuperaremos!", disse Toussaint Laine, desempregado e morador de um barracão em Tabarre, na periferia da capital haitiana, Porto Príncipe.

    Na costa norte do país, as autoridades transferiram 300 presos de uma cadeia localizada próxima ao mar, segundo o Ministério do Interior.

    A Nasa (agência espacial dos EUA) publicou um vídeo que mostra a formação do Matthew vista da Estação Espacial Internacional.

    Veja

    O Haiti enfrenta uma grave crise humanitária desde que um terremoto atingiu o país, em 2010, deixando mais de 200 mil mortos.

    Antes do Haiti, o furacão Matthew já passou perto da Jamaica e, seguindo na direção norte, deve passar pelas Bahamas e por Cuba, cujo regime declarou estado de alerta para a chegada do furacão em seis províncias do país. Na quinta-feira (6), o furacão pode chegar ao Estado americano da Flórida.

    Como se formam os furacões

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024